
A 26ª Volta Ciclística de Santa Catarina 2025 consagrou o colombiano Diego Camargo, da equipe Team Medellín EPM, como o grande campeão da edição. Após cinco etapas, entre quarta-feira (8) e domingo (12), o atleta liderou a classificação geral com o tempo acumulado de 15h52min52s, consolidando o domínio da equipe colombiana, que também venceu por equipes.
A etapa final foi disputada neste domingo (12), em Florianópolis, com largada na Ponte Hercílio Luz e chegada na Beira-Mar Norte, em um circuito de 60 quilômetros. O uruguaio Leonel Rodríguez, do Club Náutico Boca de Cufré, venceu no sprint final com o tempo de 1h10min29s, encerrando com emoção a retomada de uma das provas mais tradicionais do ciclismo brasileiro e sul-americano.
“Foi uma competição muito bonita todos os dias, com muitas paisagens. Dei o meu melhor para vencê-la e é muito satisfatório encerrar o ano com esse título. A equipe teve um desempenho incrível, com vitórias e presença constante nos pódios”, afirmou Diego Camargo.
Etapas e destaques
A prova teve início em Nova Veneza, passando por cidades icônicas como Urubici, Lages, Urupema, Balneário Camboriú e Nova Trento, até chegar à capital catarinense. Ao longo dos cinco dias, os ciclistas percorreram 584 km e enfrentaram 14 mil metros de altimetria acumulada, incluindo a famosa Serra do Rio do Rastro.
Entre os destaques, o chileno Tomás Quiroz (Plus Performance Zeo Sport) conquistou a camisa verde por pontos (velocistas), enquanto o colombiano Victor Ocampo (Team Medellín EPM) levou a camisa de montanha. O brasileiro Vinícius Santos (São José Ciclismo) venceu entre os sub-23, e o catarinense Gabriel Metzger (ACRS Cycling Team/Royal Ciclo/Audax) foi o melhor atleta do estado.
“A Volta Ciclística de Santa Catarina é uma prova de muita tradição e voltou com força total. Fiquei muito feliz por conquistar a camisa de melhor catarinense e ver o evento novamente em alto nível”, destacou Gabriel Metzger.
Um evento de retomada e tradição
Com chancela da UCI America Tour (categoria 2.2), a competição somou pontos para o ranking continental e marcou o retorno de Santa Catarina ao circuito internacional. A edição reuniu 21 equipes de sete países, incluindo times da Bolívia, Chile, Colômbia, França, Paraguai, Uruguai e Brasil — entre eles, as brasileiras Pindamonhangaba Cycling Team, Taubaté Cycling Team, Avaí F.C. – FME Florianópolis e ACRS Cycling Team/Royal Ciclo/Audax.
A arena montada na Beira-Mar Norte encerrou o evento com provas amadoras e infantis, atividades de lazer e ações de sustentabilidade. A 26ª edição foi uma realização da AACESC, Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Catarinense de Ciclismo (FCC), com apoio da Fesporte e do Governo de Santa Catarina.
Classificação Final – Volta Ciclística de Santa Catarina 2025
Geral individual:
-
Diego Camargo (Team Medellín EPM) – 15h52min52s
-
Walter Vargas (Team Medellín EPM) – +1min16s
-
Victor Ocampo (Team Medellín EPM) – +7min36s
Por equipes:
-
Team Medellín EPM – 47h47min20s
-
São José Ciclismo – 48h22min47s
-
Swift Pro Cycling – 48h33min19s
Sub-23:
-
Vinícius Santos (São José Ciclismo) – 16h04min01s
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒
Melhor catarinense:
-
Gabriel Metzger (ACRS Cycling Team/Royal Ciclo/Audax) – 16h05min40s