Concessão do Parque Augusto Ruschi é aprovada em São José dos Campos

Localizado na região norte de São José dos Campos, Parque Augusto Ruschi será gerenciado pela iniciativa privada

Localizado na região norte de São José dos Campos, Parque Augusto Ruschi será gerenciado pela iniciativa privada. (Foto: PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos vai transferir à iniciativa privada a operação e manutenção do Parque Natural Augusto Ruschi (Horto Florestal), localizado na região norte do município. A medida foi aprovada pela Câmara Municipal nesta quinta-feira (9), após votação de Projeto de Lei Complementar do Executivo.

O processo de concessão prevê uma licitação da qual poderão participar empresas ou consórcios de empresas. O vencedor do certame receberá autorização para explorar o espaço pelo prazo de 20 anos, podendo implantar novos projetos e equipamentos que configurem fontes de receitas.

A futura concessionária não poderá subcontratar serviços que impliquem na administração do espaço, mas apenas de serviços específicos de atividades inerentes, acessórias ou complementares, como obras civis, limpeza, manutenção das instalações e equipamentos, vigilância patrimonial, entre outros.

Modernização

A concessão visa garantir a adequada preservação, modernização e valorização deste importante equipamento público, bem como permitirá a implementação de melhorias estruturais, ambientais e paisagísticas, como a criação de novas utilidades e serviços voltados ao lazer, à cultura, ao esporte e ao turismo.

O parque está fechado desde 2020, sem condições estruturais que possibilitem a sua ampla reabertura à coletividade. Ao transferir a operação e manutenção à iniciativa privada, a Prefeitura viabiliza a alocação de investimentos privados sem comprometer recursos orçamentários destinados a outras áreas prioritárias.

Proteção do patrimônio

Ao promover a gestão eficiente e sustentável de um bem municipal de uso coletivo, a Prefeitura assegura a sua conservação ambiental e a proteção de todo o patrimônio que ele representa, inclusive com o resgate do seu aspecto histórico, desde a antiga Fazenda Boa Vista.

No local também será possível fomentar a educação ambiental, estimular a melhoria das condições de acesso para a realização de pesquisas científicas e ampliar o acesso da população a equipamentos de qualidade em seu interior, em consonância com os princípios da economicidade, eficiência e transparência administrativa.

Botão Voltar ao topo