Primeira temporada das capacitações “CBF Transforma” começa com sucesso

Realizado em parceria com a CONMEBOL, novo programa da CBF oferece oportunidades de qualificação para treinadores do futebol amador e busca alcançar cidades do interior do país

Capacitação em Curitiba. (Foto: Divulgação/CBF)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em parceria com a CONMEBOL, deu início à primeira temporada do Capacitações CBF Transforma, programa inédito que visa qualificar treinadores do futebol amador e das categorias de base em regiões mais afastadas dos grandes centros.

A iniciativa, que integra originalmente o CONMEBOL Evolução – o programa de desenvolvimento da entidade sul-americana –, tem como objetivo complementar as ações já empreendidas pela CBF Academy e ampliar o seu alcance.

O objetivo central é levar qualificação gratuita e de padrão internacional para regiões do interior do Brasil, disseminando conhecimento técnico e metodológico para treinadores que atuam em ligas amadoras, bem como nas categorias de base e em projetos sociais.

No Brasil, por intermédio do CBF Transforma, as capacitações estão sendo organizadas de forma descentralizada, em estreita parceria com as federações filiadas.

Os cursos são totalmente gratuitos e têm duração de três dias, com uma carga horária total de 24 horas que combina atividades teóricas e práticas.

O programa oferece cursos em sete áreas temáticas: Categorias de Base; Preparação Física; Treinamento de Goleiros; Futebol Feminino; Futsal; Beach Soccer; e Formação Integral de Atletas.

SUCESSO NA ESTREIA: CAPACITAÇÃO DE FUTSAL EM TRAIPU, AL
A cidade de Traipu, em Alagoas, foi a anfitriã da primeira capacitação do programa. Tendo como foco o ensino do futsal, o evento foi realizado entre os dias 12 e 14 de setembro e contou com apoio fundamental da Federação Alagoana de Futebol (FAF) e da Prefeitura Municipal.

O curso reuniu 38 participantes, entre professores, estudantes de Educação Física e treinadores da base do Esporte Clube Traipu, atual campeão da Taça Brasil de Futsal.

As aulas teóricas foram realizadas na Casa de Cultura, enquanto as atividades práticas ocorreram no ginásio de esportes da cidade, localizada às margens do Rio São Francisco.

O último dia do evento contou ainda com uma clínica aberta para 40 jovens da comunidade, meninos e meninas entre 11 e 15 anos que puderam participar de uma sessão de treinamentos especialmente planejada pelos instrutores e alunos da capacitação.

As atividades foram ministradas pelos instrutores da CONMEBOL Wilton de Santana e Eduardo Valdez Basso – o Morruga, campeão mundial de futsal em 1985.

Wilton de Santana considerou a iniciativa como um marco: “É uma satisfação enorme levar conhecimento para onde o futebol realmente acontece, na base, no interior.

Esse é um complemento essencial à formação que a CBF já oferece. É também a primeira capacitação da CONMEBOL oferecida no Brasil, tendo como tema o ensino-treinamento do futsal, justamente em uma cidade em que a modalidade é uma paixão.”

Por sua vez, Morruga destacou a metodologia aplicada, focada na realidade local: “Buscamos oferecer ferramentas para que os treinadores possam desenvolver seus atletas dentro de sua própria realidade.

Nossa proposta consiste em transferir os conceitos teóricos para a prática, oferecendo o máximo de situações para que os alunos possam, a partir da sua realidade, construir soluções.”

COM FOCO NA BASE, RIO BRANCO RECEBEU A SEGUNDA EDIÇÃO
Na semana seguinte, o programa desembarcou em Rio Branco, no Acre, que entre os dias 19 e 21 de setembro sediou uma capacitação voltada para as categorias de base.

Organizado em colaboração com a Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC), o curso contou com a participação de 29 treinadores e treinadoras de equipes masculinas e femininas do estado, que em sua grande maioria atuam no futebol amador, em escolinhas e projetos sociais.

Ministrada pelos instrutores da CONMEBOL, Wilton de Santana e Israel Teoldo, a capacitação combinou aulas teóricas na sede da Federação de Futebol do Acre e atividades práticas no campo anexo à sede da entidade, o Florestinha.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

Um grande diferencial da edição foi a integração entre teoria e prática, com a participação diária de aproximadamente 30 crianças entre 11 e 15 anos.

O evento foi finalizado com uma atividade de impacto esportivo e social no domingo (21/09), aberta à comunidade. Cerca de 60 crianças participaram das atividades, orientadas e dirigidas pelos alunos sob a supervisão dos instrutores, colocando em prática os conteúdos aprendidos.

EM CURITIBA, OLHAR ESPECIAL PARA O FUTEBOL AMADOR DA LIGA SUBURBANA
Entre os dias 3 e 5 de outubro de 2025, a CBF realizou em Curitiba, no Paraná, mais uma edição das Capacitações CBF Transforma.

Construída a quatro mãos com a Federação Paranaense de Futebol (FPF), o evento reuniu aproximadamente 30 treinadores e treinadores de clubes participantes da tradicional Liga Suburbana, competição organizada anualmente pela FPF e um dos campeonatos amadores mais estruturados e competitivos do país.

A capacitação contou com a presença do presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Filho, que participou das atividades no sábado (4/10).

Em sua fala, ele destacou o apoio da atual gestão da CBF para a execução de projetos de desenvolvimento no estado, citando como exemplo a realização de um festival de futebol na cidade de Araucária, que marcou a renovação da parceria com o núcleo do Gol do Brasil vinculado ao mesmo projeto.

Durante a formação, foram abordados temas relacionados ao desenvolvimento das categorias de base, metodologia de treinamento, comportamento pedagógico e integração dos aspectos técnicos e sociais do futebol. Entre os alunos, dois treinadores das Olimpíadas Especiais Brasil, instituição parceira da CBF e da CONMEBOL, reforçando o caráter inclusivo e integrador da iniciativa.

O encerramento da capacitação, realizado no domingo (5/10), foi marcado por festival de futebol, que contou com a participação de aproximadamente 80 crianças do Instituto Futebol de Rua, projeto social de grande impacto em todo país.

PRÓXIMAS PARADAS
Até o final do ano, estão previstas mais seis edições do programa, em estados do Sul, do Nordeste e do Norte do país.

Confira a agenda dos próximos eventos:

17 a 19/10 – Capacitação em Preparação Física – Pelotas, RS

21 a 23/10 – Capacitação em Preparação Física – Bento Gonçalves, RS

24 a 26/10 – Capacitação em Categorias de Base – Macapá, AP

03 a 05/11 – Capacitação em Categorias de Base – São Paulo, SP

28/11 a 30/11 – Capacitação em Categorias de Base – Belém, PA

02 a 04/12 – Capacitação em Categorias de Base – Santarém, PA

Botão Voltar ao topo