
Em comemoração ao Dia do Idoso, celebrado neste mês de outubro, a Prefeitura de São José dos Campos promoveu nesta semana um encontro especial, que uniu diferentes gerações em torno de um mesmo propósito: tornar o trânsito mais seguro e humano.
O evento, realizado no Parque de Inovação Tecnológica (PIT) na terça-feira (7), reuniu idosos das Casas do Idoso Leste e Norte e estudantes da Emefi Emmanuel Antônio dos Santos, do Residencial Frei Galvão, em uma manhã de aprendizado, troca de experiências e interação.
A proposta foi incentivar a educação para o trânsito e o convívio social, aproveitando espaços estratégicos da cidade ligados à mobilidade e segurança.
Visita ao CSI
Começando com visita ao Centro de Segurança e Inteligência (CSI), os participantes puderam conhecer de perto como funciona o sistema de monitoramento por câmeras inteligentes, fundamental para a gestão da segurança pública e do trânsito na cidade.
Na sequência, a equipe do EducaMob conduziu uma atividade dinâmica a bordo de um protótipo do Veículo Leve sobre Pneus (VLP) da Linha Verde, estacionado no PIT.
Por meio de um quiz interativo e divertido, jovens e idosos testaram seus conhecimentos sobre boas práticas no trânsito — desde o comportamento de motoristas e pedestres até o respeito ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O momento foi além da diversão e serviu como espaço de integração, empatia e conscientização, reforçando que segurança e respeito nas vias são responsabilidades compartilhadas entre todas as idades.
A presença do VLP elétrico também despertou curiosidade e encantamento, especialmente entre os idosos, que puderam conhecer o veículo e entender como a eletrificação da frota de transporte público contribui para um futuro mais sustentável.
Aprendizados
A estudante Beatriz Rodrigues, de 13 anos, resumiu o sentimento do grupo. “Aprendi muito hoje e acho que as pessoas precisam ter mais respeito no trânsito — ter mais cuidado, não se alterar, não xingar, não ingerir álcool, respeitar a faixa de pedestre e as leis”, afirmou.
O entusiasmo também foi compartilhado pela senhora Maria Barreiro Antão, de 64 anos, da Casa do Idoso Leste.”Eu não conhecia o CSI. Foi de grande valia, aprendi muito e achei incrível”, destacou.
A Prefeitura de São José dos Campos reafirma o compromisso de promover ações contínuas de Educação para o Trânsito para construir um ambiente viário mais seguro e humano para todos.