
A Universidade de Taubaté (UNITAU) está com vagas abertas para o Projeto Conexão Bem-Estar, iniciativa que oferece atendimento interdisciplinar a pacientes diagnosticados com fibromialgia.
Criado dentro do ambiente acadêmico, o projeto une ensino, pesquisa e extensão universitária, tem como objetivo promover a qualidade de vida e cuidado integral às pessoas que convivem com dores crônicas.
O programa, que já atende cerca de 20 participantes, passa a ampliar o alcance com a abertura de novas vagas, podendo beneficiar aproximadamente mais 20 pacientes.
Segundo o Prof. Dr. Renato José Soares, coordenador do projeto, a criação do Conexão Bem-Estar surgiu diante da escassez de iniciativas específicas para pessoas com fibromialgia.
“Muitos pacientes relatam sentir-se sem opções de cuidado integral e acabam circulando por diversos serviços de saúde sem encontrar respostas efetivas. Percebemos a necessidade de oferecer um espaço de acolhimento e tratamento que fosse além do enfoque apenas medicamentoso”, explica o professor.
O diferencial da proposta é o atendimento interdisciplinar, que envolve equipes de Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e Biomedicina, em atividades coletivas e individuais.
As ações acontecem em dois encontros semanais: às terças-feiras, com foco em Psicologia e Nutrição; e às sextas-feiras, voltadas à Fisioterapia, incluindo exercícios no solo e na piscina terapêutica.
Para a universitária do 4º Semestre do curso de Psicologia, Danielle Bichette, participar deste grupo interdisciplinar tem sido uma experiência enriquecedora e muito útil para sua formação.
“A dor crônica está diretamente ligada ao estado emocional, por isso, nosso papel na Psicologia é oferecer psicoeducação e incentivar o autocuidado.
Criamos um espaço onde os pacientes podem trocar experiências e aumentar o bem-estar, o que influencia positivamente na percepção da dor. Para mim, como aluna, é uma oportunidade incrível que agrega muito ao currículo”.
De acordo com o Prof. Dr. Soares, já é possível observar mudanças significativas na vida dos pacientes que participam do projeto.
“As falas das participantes revelam avanços importantes, como maior disposição, acolhimento e melhora nas relações sociais. Isso demonstra que estamos no caminho certo para gerar impacto real na qualidade de vida dessas pessoas”, afirma.
Além do benefício direto à comunidade, o projeto também reforça o papel da UNITAU na formação de profissionais preparados para atuar de forma integrada.
“Os professores coordenam e supervisionam as atividades, garantindo a qualidade científica do atendimento, enquanto os alunos vivenciam, na prática, o trabalho interdisciplinar, aprendendo a olhar para o paciente de forma integral”, destaca o professor.
O processo de inscrição é voltado a pacientes com diagnóstico médico de fibromialgia. Todos os interessados passam por triagem interdisciplinar, a fim de avaliar o histórico clínico e definir a melhor forma de participação.
Para o futuro, o projeto planeja expandir suas estratégias, inclusive com a possibilidade de oferecer atividades online, ampliando o impacto social e acadêmico da iniciativa para além da região.
“A extensão universitária é o elo que conecta a universidade à comunidade. Essa troca fortalece tanto o impacto social, ao oferecer cuidado a quem precisa, quanto o papel transformador da UNITAU, como espaço de diálogo, inclusão e responsabilidade social”, conclui o Prof. Dr. Renato.
As atividades são realizadas na Clínica do Departamento de Fisioterapia da UNITAU, localizada na Rua Mal. Artur da Costa e Silva, 1055, Centro, Taubaté (SP).
Inscrições:
Presencialmente na Clínica do Departamento de Fisioterapia
Pelo telefone/WhatsApp: (12) 36219400
As vagas são limitadas.