No mês em que se celebra o Dia do Idoso, a 5ª Mostra [R]Existe Cinema oferecerá duas oficinas gratuitas voltadas ao público 60+, com o objetivo de promover autonomia criativa, inclusão digital e expressão artística por meio do uso do celular.
As atividades integram a programação formativa do evento, que acontecerá de 7 a 11 de novembro, na Fundação Projeto Tamar, em Ubatuba, com exibições de filmes, oficinas e debates para valorizar a produção audiovisual regional, com entrada franca para toda a população.
A primeira oficina, intitulada “Quem tem medo da tecnologia?”, será realizada nos dias 9 e 10 de outubro (quinta e sexta-feira), das 14h às 17h, na Associação dos Aposentados de Ubatuba, localizada na Rua Sebastião Benedito da Rocha, 95 – Umuarama.
A proposta convida os participantes a desenvolverem roteiros e ideias criativas utilizando lápis, papel e telefone celular, em uma prática conduzida pela escritora, diretora e arte-educadora Auira Ariak. Para participar, é necessário se inscrever pelo link https://forms.gle/WETBtiX1VJFqaW169.
Já nos dias 16 e 17 de outubro, também das 14h às 17h, o mesmo espaço receberá a oficina “Produção Audiovisual com Celular”, ministrada por Felipe Scapino, documentarista, fotógrafo e pesquisador etnográfico.
A atividade aborda técnicas de filmagem, edição e publicação de vídeos, conduzindo os participantes por todas as etapas da criação audiovisual — da concepção do roteiro à finalização e divulgação do conteúdo. As inscrições podem ser feitas em https://forms.gle/5ktjpj67P4wKzCsa9.
A Mostra é organizada pelo Coletivo Audiovisual Apoenã e pelo Instituto Prónesis de Audiovisual e Mudança Social, em parceria com a Fundação Projeto Tamar.
A iniciativa conta com o apoio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), que destinou R$ 25 mil por meio de edital de fomento cultural.