
Consolidado como um dos mais importantes fóruns à discussão sobre o tema ‘desenvolvimento sustentável e meio ambiente’, o EcoVale – Encontro Ambiental do Vale do Paraíba tem se constituído em um espaço fundamental para a apresentação de boas práticas ambientais e para o desenvolvimento de soluções que assegurem o acesso da população à qualidade de vida. Este ano, numa parceria inédita, o ECOVALE será realizado nos dias 22 e 23 de outubro, no HITT – Hub de Inovação e Tecnologia de Taubaté, localizado no Via Vale Shopping.
O EcoVale bem como o EcoSP são eventos sem fins lucrativos, idealizados e organizados pela FNE (Federação Nacional dos Engenheiros) e pelo SEESP (Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo), com o apoio do HITT. A meta do evento é sensibilizar e mobilizar interessados em geral, entre os quais estudantes e profissionais, sobretudo da área da engenharia, para a importância de sua participação na construção de uma sociedade sustentável e justa. O EcoVale integra o projeto “Cresce Brasil + Engenharia +
Desenvolvimento” – lançado pela FNE – Federação Nacional dos Engenheiros – em 2006 e atualizado em 2009, cuja plataforma pensada para o País enfatiza o crescimento econômico com preservação do meio ambiente e inclusão social. Para o Presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo – SEESP, engenheiro Murilo Pinheiro, “o EcoVale é referência na forte atuação em busca de soluções para a preservação do meio ambiente e a superação das desigualdades sociais no País, influenciando as políticas públicas por meio de parcerias, compartilhamento de ideias e iniciativas com outras organizações”. Além do SEESP e da Federação Nacional dos Engenheiros – FNE, o EcoVale tem o apoio do HITT – Hub de Inovação e Tecnologia de Taubaté.
Questões cruciais em debate
O 3º Vice-Presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, engenheiro Carlos Alberto Guimarães Garcez, que coordena o ECOVALE destaca que “desde 2003, o EcoVale tem sido o evento que abre discussões importantes para o debate jogando luz sobre questões cruciais, tais como mudanças climáticas, saneamento básico, energias alternativas, política e tecnologias ao tratamento de rejeitos sólidos e efluentes”. Garcez enfatiza que “em 2025, a proposta é ampliar ainda mais esse espaço de discussão e não apenas repetir os sucessos obtidos desde 2003, mas expandi-los discutindo temas de inovação, tecnologia e segurança do trabalho”.
Palestras e debates
A programação do EcoVale prevê diversas palestras, debates e discussões sobre temas como “O plano estadual de adaptação e resiliência climática”, o “eVTOL – Aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical”, “A poluição plástica e suas consequências” e “Como inventariar emissões de gases de efeito estufa”.
Autoridades, especialistas e convidados especiais já confirmaram presença no EcoVale, entre eles, o administrador de empresa, Delanney Di Maio Neto; Economista, Edson Aparecida de Araujo Querido de Oliveira; a advogada, Giselle Jobim Roessler; a oceanógrafa, Mariana Amaral S. Pinto e os engenheiros Lucas Gatti Domingues e Marcelo Pereira Manara, entre outros. A abertura do evento ocorre no dia 22 de outubro, a partir das 9 horas, no HITT e será conduzida pelo engenheiro Breno Botelho Ferraz do Amaral Gurgel, da Delegacia Sindical de Taubaté, do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo. O HITT está localizado no Via Vale Shopping, na Avenida Dom Pedro I, 7181, Taubaté. Além do apoio do HITT, o EcoVale conta com a participação e patrocínio do CONFEA, CREA-SP, MUTUA, Comgas, Sicoob, Laboratório Emílio Ribas, Westex, ProEcologic, Associação Amigos do Santa Tereza, Quimbiol, Retióleo, Colégio São Luiz, Reverse Log e Comevap.
Inscrições gratuitas
As inscrições gratuitas para participação no EcoVale já estão abertas e podem ser feitas no portal www.ecovale.org.br onde também poderá encontrada a programação completa com datas, horários e a relação dos temas e palestrantes e debatedores da edição de 2025.
Outras informações sobre o evento podem ser obtidas por meio dos telefones (12) 3633-5411 e (11) 99610-8316 ou www.ecovale.org.br, www.seesp.org.b ou @ecovalesp.