
A Prefeitura de Pindamonhangaba realizou, na noite de sexta-feira (3), a Operação Metanol, com o objetivo de fiscalizar a comercialização de bebidas alcoólicas no município. A ação contou com a participação da Vigilância Sanitária, Guarda Civil Metropolitana (GCM), Procon, Setor de Posturas e Fiscalização de Rendas.
Durante a operação, as equipes percorreram cinco estabelecimentos comerciais — entre bares e adegas — na região central da cidade. A iniciativa será estendida para outras localidades de Pindamonhangaba nas próximas semanas.
A ação segue orientações da Nota Técnica emitida pela Vigilância Sanitária do Estado, que alerta sobre casos de intoxicação por metanol. Em situações confirmadas de contaminação, a Vigilância Epidemiológica deverá instaurar investigação e adotar medidas mais rígidas, incluindo interdição de estabelecimentos envolvidos.
Atualmente, o Brasil registra 11 casos confirmados de intoxicação por metanol e 116 suspeitos. Durante a fiscalização, o Procon também verificou o cumprimento das normas de defesa do consumidor, como visibilidade dos preços, disponibilidade do Código de Defesa do Consumidor e informações completas nas embalagens dos produtos.
“Não constatamos nenhuma irregularidade nos estabelecimentos visitados, portanto, não houve interdições. Nossos fiscais realizaram todas as orientações previstas”, afirmou o diretor da Vigilância Sanitária, André Marcos Pereira.