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São José: Seminário de Educação Infantil envolve mais de 1.600 educadores

As oficinas, que fazem parte do Seminário, promoveram trocas de experiências, vivências práticas e momentos de emoção para professores, gestores, estudantes e equipe técnica da rede municipal. (Foto: Divulgação/PMSJC)

O dia 30 de setembro ficará marcado na memória de quem participou das 22 oficinas voltadas à Educação Infantil, promovidas pela Prefeitura de São José dos Campos, através da Secretaria de Educação e Cidadania.

Em diferentes cantos da cidade, professores, gestores, equipe técnica e estudantes de Pedagogia viveram momentos de reflexão, aprendizado e, sobretudo, de encantamento com a infância.

As oficinas fazem parte de uma ação continuada do Seminário pela Primeira Infância, que foi realizado na noite de quarta-feira (24), no auditório do PIT (Parque de Inovação Tecnológica), onde se reuniram gestores, professores, especialistas e, claro, as próprias crianças, protagonistas de toda a celebração.

Foram mais de 1.650 participantes, que se espalharam em sete espaços: Cefe (Centro de Formação do Educador), MIC (Museu Interativo de Ciências), Cedemp (Centro de Educação Empreendedora), Biblioteca Hélio Pinto Ferreira, Casa Encantada – Réplica da Casa de Santos Dumont, Parque Vicentina Aranha e na Efe (Escola de Formação do Educador) em atividades realizadas durante toda a última terça-feira.

O clima foi de acolhimento, entusiasmo e partilha, transformando cada oficina em um espaço de diálogo coletivo e descoberta.

O encontro reforçou o compromisso da rede municipal com a primeira infância, etapa fundamental da vida em que se estruturam as bases cognitivas, emocionais e sociais que acompanham o ser humano por toda a trajetória.

As oficinas trouxeram práticas que tocam o coração e a rotina dos educadores, convidando-os a repensar a forma como a criança aprende e se desenvolve. Os participantes puderam experimentar propostas como composição e criação musical, natureza para os sentidos, leitura para bebês e crianças bem pequenas, além de debates sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e os direitos de aprendizagem.

Os encontros despertaram mais do que técnica, mais olhares: perceber o mundo pelo ponto de vista da criança, nos pequenos detalhes que fazem a diferença em cada descoberta.

Vozes que marcaram
A diretora do Cedin Paulo César Mortari, do Campo dos Alemães, Maria Betânia Silva Rosa, não escondeu a emoção de participar do encontro.

“Eu me senti muito grata por a rede parceira ser convidada a participar das oficinas do Seminário pela Primeira Infância. Estamos aqui emocionadas com tudo o que vivemos e compartilhando nossas experiências”, afirmou.

Para a professora Alessandra Guratti, da Emei Olga Franco Custódio, do Jardim Motorama, a vivência foi transformadora.

“A oficina vai influenciar bastante na minha prática. Aqui a gente observa de perto como a criança vai aprender, pensar, investigar… a gente se coloca no lugar da criança, nos pequenos detalhes”, disse.

Os estudantes de Pedagogia da Univap também se encantaram. Para Sofia de França Toledo, esta foi uma oportunidade de inspiração para sua futura carreira.

“Participar das oficinas foi gratificante. Estar aqui é uma experiência diferente, ver professores da rede, estar nesse espaço foi muito importante. O que mais me tocou foi entender como as histórias podem influenciar na vida das crianças”, disse.

O colega Felipe Barros Monteiro ressaltou a importância do contato com os profissionais da rede. “Foi muito legal nós, como estudantes, estarmos aqui, vendo essa carreira, a estrutura, estar em contato com outros professores. Foi muito legal essa experiência com o HTC”, contou animado.

Infância em primeiro lugar

Mais do que números e estatísticas, os encontros mostraram que a primeira infância é construida por pessoas, afetos e experiências significativas. Professores que se emocionaram ao refletir sobre seu papel, estudantes que se encantaram com a profissão, gestores que reafirmaram a importância do trabalho coletivo.

As oficinas reforçaram a ideia de que educar é um ato de cuidado e sensibilidade e que, quando adultos se reúnem para olhar com carinho para os primeiros anos de vida, todos saem transformados.

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