
O Programa de Atenção Integral ao Envelhecimento (PAIE), da Universidade de Taubaté (UNITAU), encerra o semestre celebrando seus 25 anos de atuação com um encontro especial de integração, expressão artística e aproximação entre participantes, familiares e comunidade acadêmica.
O evento será realizado no dia 25 de novembro, das 14h às 16h, no Departamento de Arquitetura (Praça Félix Guisard, 120, Centro, Taubaté).
Ao avaliar o ano, a Profa. Dra. Vânia Maria Araújo Giaretta, coordenadora do programa destacou o crescimento e a participação ativa dos estudantes e convidados. “Foi um ano muito produtivo, com muitas atividades e grande engajamento. Tivemos até o retorno de participantes que estavam afastados e isso foi muito significativo para nós”, afirma.
Além das atividades práticas, o PAIE mantém sua missão de promover bem-estar e desenvolvimento humano para pessoas a partir dos 50 anos, sejam alunos, funcionários ou familiares.
“O PAIE tem uma importância gigantesca para a comunidade. É um espaço de integração, aprendizado contínuo, troca de culturas e compreensão do envelhecimento de forma saudável. Aqui aprendemos direitos, deveres, novas práticas e percebemos que envelhecer pode ser algo muito positivo”, ressalta.
Encerramento convida comunidade e amplia participação
Com a expectativa de reunir estudantes, familiares e funcionários da UNITAU, o evento trará um Sarau Cultural, com dança circular, pintura em tela e exposição das obras produzidas ao longo do semestre.
Também haverá espaço para atividades livres, como show de talentos, poesia, apresentações espontâneas e demonstrações de artesanato.
A professora Vânia reforça o convite para que a comunidade participe ativamente. “Estamos com uma expectativa maravilhosa para o encerramento. Queremos ver todos lá — participantes, amigos, familiares, funcionários com 50+, pais de colaboradores.
Quem quiser mostrar um talento, declamar uma poesia, levar um desenho, um artesanato ou até uma receita especial será muito bem-vindo. É um encerramento pensando no recomeço, com novos projetos e novas pessoas fazendo parte”.
O encontro será finalizado com um café comunitário, e todos os convidados devem levar uma contribuição para a mesa compartilhada.
Para 2025, o programa já prepara novidades, com oficinas inéditas e parcerias com outros departamentos da UNITAU.
“Teremos oficinas novas, como uma atividade especial em parceria com a Arquitetura, e a Nutrição também trará o ‘Papo na Cozinha’, no qual vamos aprender receitas e colocar a mão na massa. Há várias propostas em construção e queremos manter o clima de expectativa para o próximo ano”, antecipa a professora.

