publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Paratleta de Taubaté é medalha de prata no Mundial em Nova Deli

Alessandro Silva, paratleta de Taubaté subiu ao pódio na prova do Lançamento do Disco da classe F11. Conquista fecha a participação taubateana no Mundial da Índia com duas medalhas prateadas

(Foto: Cris Mattos/CPB)

O paratleta Alessandro da Silva, do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté, conquistou a medalha de Prata na prova do Lançamento o Disco no Campeonato Mundial de Paratletismo, em Nova Deli, Índia.

A final da classe F11, para deficientes visuais, aconteceu na madrugada desta sexta-feira, 03/10, (horário do Brasil) – manhã em Nova Deli. Com o resultado, Alessandro faturou sua sexta medalha em cinco participações em Campeonatos Mundiais da modalidade.

Alessandro “Gigante” é tricampeão mundial do Lançamento do Disco na classe F11, para deficientes visuais. As conquistas vieram em Londres 2017, Dubai 2019 e Paris 2023.

O taubateano tem ainda duas medalhas no Arremesso de Peso, sendo um Bronze em Dubai, e uma Prata em Paris. Ele não disputou o Mundial de Kobe em 2024.

A prova: Alessandro entrou como um dos favoritos a figurar no pódio em Nova Deli, e confirmou sua posição de um dos principais nomes do Disco no mundo.

O taubateano abriu a prova com 39,29m. Na segunda e terceira rodadas, não encaixou bons lançamentos, atingindo 37,05m e 37,58m respectivamente.

Na quarta rodada, Alessandro melhorou e cravou 40,14m, marca que garantiu a ele a medalha de Prata. Nos dois últimos lançamentos, o atleta arriscou bastante, mas acabou queimando, e ficou com o vice-campeonato Mundial.

O campeão da prova foi Hassan Bajoulvand, do Irã, que fez 41,70m. O pódio foi completado por Alvaro Cano, da Espanha, que ficou com o Bronze com 39,28m.

Taubaté em Nova Deli

Com a medalha de hoje de Alessandro da Silva, os taubateanos fecharam a participação no Mundial da Índia com duas medalhas de Prata. Na última segunda-feira (29), André Rocha havia conquistado também o vice-campeonato Mundial no Lançamento do Disco, mas na classe F52, para atletas cadeirantes.

André disputou seu quarto Campeonato Mundial. Aos 48 anos, o experiente lançador tem agora quatro medalhas em quatro participações em mundiais: Ouro em Londres 2017, Bronze em Paris 2023, Ouro em Kobe 2024, e agora Prata em Nova Deli 2025.

O Campeonato Mundial de Paratletismo vai até este domingo, 05/10. A competição está sendo transmitida ao vivo para o Brasil na TV pelo canal SporTV, e na internet, pelo Cazé TV no YouTube.

Botão Voltar ao topo