HM de São José dos Campos recebe prêmio por atuação em captação de órgãos

David Ribeiro, Karina Higa, Tania Miranda e Luiz Guilherme receberam o prêmio pelo Hospital Municipal em São Paulo. (Foto: Divulgação/PMSJC)

O Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, unidade da Prefeitura de São José dos Campos gerenciada pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), foi uma das instituições homenageadas nesta segunda-feira (29) durante o V Encontro das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do Estado de São Paulo (CIHDOTTs).

O evento, promovido pela Central Estadual de Transplantes de São Paulo e realizado por ocasião do Setembro Verde, mês dedicado à conscientização da doação de órgãos, acontece na UNIP Indianópolis, em São Paulo, e prossegue até esta terça-feira (30).

A premiação reconhece o compromisso das instituições que atuam na sensibilização de famílias e na viabilização de transplantes.

Para representar o Hospital Municipal estiveram presentes os profissionais Luiz Guilherme Almeida (enfermeiro clínico UTI AD II), David Pinto Ribeiro (enfermeiro clínico Bloco Pediátrico), Karina Higa (enfermeira clínica UTI AD I e III) e Tânia Daoud Miranda (psicóloga), todos integrantes da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do HM.

Referência

Referência no processo de captação, o hospital apresentou resultados expressivos nos últimos anos. Entre 2022 e 2025, foram registradas 124 notificações de morte encefálica, com 76 pacientes elegíveis, taxa de aceite familiar de 51% e 39 doadores efetivos, o que resultou em 160 órgãos doados.

Somente em 2025, até o mês de agosto, foram 23 notificações de morte encefálica, 13 pacientes elegíveis, taxa de aceite de 46% e 25 órgãos doados, sendo 10 rins, 8 córneas, 5 fígados e 1 osso. No total, de 2022 até agora, 160 pessoas receberam transplantes graças às doações realizadas no Hospital Municipal.

O encontro estadual reúne médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais que atuam nas CIHDOTTs e OPOs, com o objetivo de discutir avanços e compartilhar experiências no processo de doação e transplante.

A programação inclui palestras sobre manutenção do potencial doador, novo regulamento técnico do Sistema Nacional de Transplantes, busca ativa de potenciais doadores, organização das comissões hospitalares, captação de córneas, além de debates e cerimônia de premiação.

Botão Voltar ao topo