
A tecnologia de reconhecimento facial do Centro de Segurança e Inteligência (CSI) de São José dos Campos foi decisiva, neste mês de setembro, para a captura de quatro indivíduos procurados pela Justiça. Os crimes pelos quais os suspeitos eram procurados envolvem estupro, furto e pensão alimentícia.
Ocorrências
Na sexta-feira (5), um procurado por furto foi identificado pelas câmeras no bairro Santa Cruz. O monitoramento acompanhou o suspeito em deslocamento por diversas vias, até abordagem e prisão na Praça Olímpio Catão, no centro.
No dia 11, a ocorrência foi relacionada à pensão alimentícia. Um homem foi detectado pelas câmeras próximas à UPA de Eugênio de Melo. A Guarda Civil Municipal (GCM) realizou a abordagem no local e efetuou a prisão.
Dois dias depois, em 13 de setembro, outro caso de pensão alimentícia, em que o procurado foi identificado no Terminal Rodoviário Central e detido por equipes da GCM.
No mesmo dia, um homem procurado por ter tido cometido estupro foi localizado pelas câmeras de monitoramento enquanto atravessava a faixa de pedestres próximo à Rodoviária Velha. A abordagem foi realizada pela Polícia Militar, que confirmou o mandado de prisão em aberto.
Tecnologia e segurança
Inaugurado em 2021, o CSI revolucionou a segurança pública de São José dos Campos com o uso de câmeras de reconhecimento facial e leitura de placas.
A cidade iniciou o sistema com 1.000 câmeras, ampliou para 1.186 em 2022 e já projeta chegar a 1.691 câmeras inteligentes até o fim deste ano, cobrindo áreas estratégicas e garantindo monitoramento em tempo real.
CSI em números
Desde a criação, o CSI já registrou resultados expressivos:
3.552 ocorrências atendidas
1.657 pessoas detidas
794 veículos recuperados
359 procurados capturados
Com tecnologia de ponta, integração entre forças de segurança e resposta rápida, São José dos Campos segue se consolidando como referência em segurança pública inteligente e eficiente.