
Os moradores de Pindamonhangaba passam a estar isentos do pagamento da Taxa de Preservação Ambiental (TPA) para entrada de veículos em Campos do Jordão. A medida foi aprovada em segunda votação na Câmara Municipal no último dia 22 de setembro, após pedido formal do prefeito Ricardo Piorino.
Logo após a aprovação inicial da taxa, em agosto, Piorino encaminhou ofício ao prefeito de Campos do Jordão, Carlos Eduardo Pereira “Caê”, defendendo a isenção para Pindamonhangaba. Entre os argumentos apresentados estavam a integração regional por meio do Consórcio da Serra da Mantiqueira (CISMA), o compartilhamento de atrativos turísticos como o Pico do Itapeva, a relevância histórica da Estrada de Ferro Campos do Jordão e o fortalecimento conjunto do turismo na Serra da Mantiqueira.
“Queremos agradecer a sensibilidade do prefeito Caê e dos vereadores que entenderam nossa argumentação. Essa cooperação intermunicipal é o melhor caminho para preservar o meio ambiente e fortalecer o turismo regional”, destacou Piorino. O prefeito também ressaltou o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Pinda e do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) na articulação do processo.
A taxa ambiental será cobrada uma vez por dia, com valores que variam de R$ 6,67 para motos até R$ 246,79 para ônibus. Além de Pindamonhangaba, também serão isentos moradores de Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, Guaratinguetá e outros municípios vizinhos. Segundo a Prefeitura de Campos do Jordão, o recurso é necessário para arcar com os custos ambientais gerados pelo intenso fluxo turístico.