
A Prefeitura de São José dos Campos já começou a reforma do prédio onde vai funcionar o novo AME (Ambulatório Médico de Especialidades), localizado na Avenida Nelson D’Ávila, 560, Centro.
A cargo da Urbam, as obras estão em ritmo acelerado, com previsão de término para o final do primeiro semestre do ano que vem.
Toda a estrutura será modernizada e ampliada, com a construção de salas e consultórios no interior da edificação existente, da qual serão aproveitadas somente as paredes externas. Por isso será necessário fazer remoções e demolições no local.
A obra consiste na implantação no pavimento térreo e superior de cerca de 90 ambientes das áreas clínicas, de apoio e administrativas, além de banheiros, vestiários e outras utilidades.
Essa futura configuração arquitetônica, numa área construída de quase 3 mil metros quadrados, terá maior oferta de exames e consultas de especialidades, com mais eficiência e qualidade no atendimento à população.
Entre os serviços programados, estão a instalação de revestimento interno e externo, paredes em drywall, forro, piso, pintura, instalações hidráulicas e elétricas.
Todos os espaços serão climatizados e também será recuperada a cobertura, garantindo melhor conforto térmico e acústico aos pacientes, profissionais e visitantes.
Ampliação do atendimento
Previsto no Plano de Gestão 2025-2028, a construção do novo AME é uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, que pagou a desapropriação do imóvel para instalação da unidade. O terreno tem uma área total de aproximadamente 4 mil metros quadrados.
No novo local, será ampliado o número de especialidades para atender pacientes da região do Alto Vale (São José dos Campos, Caçapava, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna e Santa Branca).
O andar térreo terá uma ampla recepção e vai concentrar os consultórios de especialidades, como oftalmologia e otorrinolaringologia, e os espaços para realização de exames:
eletroencefalograma, ultrassom, teste ergométrico, urodinâmica, audiometria, espirometria, densitometria, raio-X, mamografia, tomografia, entre outros.
Nesse ambiente ficarão também as salas dos serviços administrativos – diretoria, informática, reunião e treinamento – e de apoio clínico, que inclui rouparia, almoxarifado, farmácia e acesso para abastecimento. Na parte externa, haverá estacionamento com cerca de 20 vagas para os usuários.
Já no pavimento superior será instalado o centro cirúrgico, que terá 5 salas para pequenos procedimentos e exames de endoscopia e colonoscopia.
Outros cômodos vão abrigar os atendimentos correlatos, como guarda de equipamentos e materiais, espera para cirurgia e recuperação pós-anestésica, posto de enfermagem e farmácia satélite.
O prédio onde funciona atualmente o AME, na Avenida Francisco José Longo (Jardim São Dimas), voltará ao Município. No local, vai funcionar um novo equipamento de saúde, que também ampliará a oferta de serviços para a população.