
O ciclista João Pedro Rossi, da Swift Pro Cycling, de Ribeirão Preto, conquistou a vitória da 1ª etapa da Volta Ciclística Internacional do Estado de São Paulo 2025, realizada na quarta-feira (17), entre Barueri e Itu, em um percurso de 62,2 km. O atleta completou a prova em 1h23min39, seguido por Igor Molina, da Pindamonhangaba Cycling Team, e por Lauro Chaman, da Soul Cycles Santos, ambos com o mesmo tempo.
A abertura da competição contou com largada promocional no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com a presença da secretária estadual de Esportes, Cel. Helena Reis, e do deputado estadual Sebastião Santos. Após deslocamento até o Parque da Juventude, em Barueri, a largada oficial ocorreu no início da Estrada dos Romeiros.

Destaques da vitória
Natural de Ribeirão Preto e atual campeão brasileiro de contrarrelógio, Rossi destacou a intensidade da disputa.
“Foi uma prova rápida, curta e muito intensa, com muitas curvas e subidas. Consegui abrir fuga e vencer no sprint, mesmo não sendo minha especialidade”, afirmou o ciclista.
O técnico da equipe, Marcelo Donnabella, ressaltou a surpresa com o resultado:
“Entre os quatro da fuga, ele não era o favorito, mas mostrou força e conquistou a liderança. Agora a equipe vai definir a melhor tática para seguir na ponta”, comentou.
Classificação da 1ª etapa (62,2 km)
-
João Pedro Rossi (Swift Pro Cycling) – 1h23’39
-
Igor Teodoro Molina (Pindamonhangaba Cycling Team) – 1h23’39
-
Lauro Chaman (Soul Cycles Santos) – 1h23’39
-
Bruno Martins Lemes (São José Ciclismo) – 1h23’39
-
Kácio Freitas (Swift Pro Cycling) – 1h23’50
Programação da Volta Ciclística SP 2025
-
18/09 (quinta-feira) – 2ª etapa: Sorocaba – Boituva (193 km)
-
19/09 (sexta-feira) – 3ª etapa: Mairiporã – Indaiatuba (156 km)
-
20/09 (sábado) – 4ª etapa: Mairiporã – Guarulhos (150 km)
-
21/09 (domingo) – 5ª etapa: Guarulhos – São Paulo (58 km)
A Volta Ciclística Internacional do Estado de São Paulo é válida para o Ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (Classe 2A) e reúne equipes nacionais e internacionais. O evento é organizado pela Federação Paulista de Ciclismo, com apoio do Governo do Estado, prefeituras parceiras, Polícia Militar e demais órgãos de trânsito.