São José: Referência nacional, programa Antipichação completa 24 anos

Ações imediatas e constantes feitas pelas equipes de trabalho fazem com que os joseenses e visitantes destaquem a limpeza pública de São José. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Que São José dos Campos se tornou referência nacional quando o assunto é limpeza pública e estética urbana, não é novidade.

Nos últimos 24 anos, o programa municipal Antipichação, que engloba vistoria e ação, tornou-se tão eficiente que já está quase desconhecido para a população.

Com ações imediatas, o resultado do trabalho fez com que os joseenses e visitantes sempre enaltecessem a limpeza pública de São José.

Tanto que, de acordo com a pesquisa do Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), a cidade mantém o desempenho exemplar, que reflete na saúde pública e na qualidade de vida da população.

A equipe do programa antipichação da Prefeitura diariamente visita os bairros e programa a manutenção nos locais que tiveram pichações. “O que fazemos é um desestímulo à essa prática que deixa a cidade feia e com cara de desleixo”, explica o funcionário Matheus Ribeiro Pontes.

O trabalho

Com equipes exclusivas que fiscalizam a cidade com fotos e anotações dos locais com pichação, o trabalho é quase imediato. Quando a pichação está em muros residenciais, os proprietários são consultados.

O trabalho atende tanto a área urbana quanto a rural. As equipes conseguem fazer a pintura de cerca de quatro pinturas por dia, dependendo do tamanho da pichação e do local.

A lei municipal 9.045, de 2.013, autoriza o programa na cidade e os resultados são expressivos até hoje. Os funcionários revelam que o trabalho é tão aprimorado que ficou invisível. “Tem gente que até acha que a cidade não tem pichação”, comentou Pontes.

Neste ano, até o momento, foi executada a limpeza em mais de 22 mil m² na cidade, o equivalente a três campos de futebol.

O programa

Criado em setembro de 2001, o Programa Antipichação completa 24 anos para deixar a cidade mais limpa e sem pichações.

Inspirado na teoria das Janelas Quebradas, um modelo norte-americano de política de segurança pública como visão fundamental da desordem como fator de elevação dos índices da criminalidade, o Antipichação é considerado inovador no país.

O trabalho ocorre em prédios e espaços públicos como praças e áreas de lazer em todas as regiões e inclui o restauro de pinturas de muros e fachadas de imóveis públicos e particulares.

Serviço

O cuidado com a nossa cidade também é dever do cidadão joseense. Não piche! Caso identifique algo que precise de manutenção ou cuidados extras, faça denúncia ou solicitações de serviços pelo 156 da Prefeitura.

Botão Voltar ao topo