
A Força Aérea Brasileira (FAB) participou, neste domingo (07/09), do tradicional Desfile Cívico-Militar do Dia da Independência, realizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). O evento, que celebrou os 203 anos da Independência do Brasil, reuniu cerca de 45 mil pessoas, que acompanharam de perto a apresentação das Forças Armadas e de instituições civis.
Neste ano, o desfile prestou uma homenagem especial aos 80 anos do Vitorioso Regresso dos combatentes da FAB que atuaram na Segunda Guerra Mundial. Sob o comando do então Tenente-Coronel Aviador Nero Moura, cerca de 400 militares cumpriram centenas de missões na Itália entre 1944 e 1945, deixando um legado de coragem e patriotismo que permanece vivo na memória nacional.
A Força Aérea Brasileira no desfile
Sob a coordenação do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), militares da ativa representaram o compromisso da FAB com a missão de “manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da Pátria”. O desfile terrestre iniciou com a apresentação da Banda de Música da Orquestra Sinfônica da Base Aérea de Brasília. Em seguida, o Grupamento de Comando da Tropa, conduzido pelo Coronel de Infantaria Alex Mendes Dias, desfilou com o Estado-Maior, a Guarda-Bandeira e Bandeiras históricas do Brasil.
Na sequência, os Cadetes da Academia da Força Aérea (AFA) — o “Ninho das Águias” — marcharam com seus Espadins, simbolizando a aspiração pelo oficialato e enaltecendo os valores do Código de Honra: coragem, lealdade, honra, dever e pátria. O público também acompanhou a passagem do Grupamento de Aeronavegantes, representando a diversidade de funções a bordo das aeronaves da FAB, como pilotos de combate, mecânicos de voo, comissários de bordo, observadores aéreos e tripulantes da área de saúde.
Outro destaque foi o Grupamento Feminino da Aeronáutica, composto por oficiais e graduadas que desempenham funções de relevância na Força Aérea e na sociedade brasileira. O desfile terrestre foi encerrado pelo Esquadrão de Cerimonial Santos-Dumont, que integra a guarda de honra do Comando da Aeronáutica.
“Este 7 de setembro é uma celebração da nossa história e do nosso futuro. Ao homenagearmos aqueles que lutaram bravamente nos céus da Itália há oito décadas, celebramos também a capacidade da FAB de se modernizar e honrar o legado deles com a nossa dedicação. Com essa homenagem e reconhecimento, honramos o passado construindo uma FAB cada vez mais forte, moderna e capaz de defender nossa nação”, disse o Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Adolfo Aleixo da Silva Junior.
Demonstração Aérea
Nos céus da Capital Federal, o público acompanhou o sobrevoo de aeronaves operacionais que simbolizam a modernização da Força Aérea Brasileira. O cargueiro multimissão KC-390 Millennium, de produção nacional, foi reconhecido por sua versatilidade, enquanto o caça F-39 Gripen, considerado o mais avançado da América Latina, exibiu seu poderio. A participação da FAB foi finalizada com a tradicional demonstração da Esquadrilha da Fumaça, que encantou os presentes com suas manobras de precisão.
A servidora pública Vanessa Vivans assistiu ao desfile e se encantou com a passagem das Forças Armadas, que, segundo ela, foi o momento mais marcante e emocionante do desfile. “Foi uma honra, como brasileira, poder ver de perto as pessoas que defendem a soberania do nosso País! Parabéns a todos”, finalizou.