Pinda: Festipoema 2025 recebe inscrições de todo Brasil e tem repercussão internacional

(Foto: Divulgação/PMP)

O 19º Festipoema – Festival de Poemas de Pindamonhangaba, promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com a Academia Pindamonhangabense de Letras, superou expectativas e conquistou projeção internacional em sua edição de 2025, quando foram registradas 1.242 inscrições, provenientes dos 26 estados brasileiros, do Distrito Federal, além de cidades de outros países.

A diversidade regional reforça a força do festival como espaço de integração cultural. Poetas e intérpretes de todas as regiões do país – Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul – estarão representados nas modalidades de autoria de poemas e interpretação cênica, mostrando a poesia como expressão que conecta diferentes vozes e realidades.

O festival também ultrapassou fronteiras, recebendo inscrições de cidades da França, Portugal, Angola e Alemanha, como Provins, Santarém, Porto, Loulé, Lubango e Berlim. Essa participação internacional reafirma a relevância do Festipoema no cenário literário, projetando o nome de Pindamonhangaba para além do Brasil.

Neste momento, haverá a seleção dos poemas que participarão das apresentações no Teatro Galpão. Segundo o edital, a escolha é realizada por um júri formado por membros da Academia Pindamonhangabense de Letras e especialistas em artes cênicas, que avaliam critérios como originalidade, coerência, elegância e fidelidade à forma escolhida. As apresentações e premiações estão marcadas para os dias 18 e 19 de outubro, no Teatro Galpão, em Pindamonhangaba.

Para a secretária de Cultura e Turismo, Rebeca Guaragna, a repercussão internacional demonstra a importância do festival. “É motivo de muito orgulho ver o Festipoema reunir vozes de todo o Brasil e também de países como França, Portugal, Angola e Alemanha. Esse alcance internacional reforça a poesia como linguagem universal e consolida Pindamonhangaba como referência cultural”, disse a secretária.

Botão Voltar ao topo