Fernanda Munhoz toma posse na APL em sessão comemorativa ao Mês do Folclore

Jornalista passa a ocupar a Cadeira 19H na Academia Pindamonhangabense de Letras, em uma noite com homenagens e atividades culturais.

Fernanda (ao centro) recebendo o diploma ao lado a presidente Rosana Dalle e do vice, Luis Claudio Antunes. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

A jornalista Maria Fernanda Vieira Garcia Munhoz é a nova Acadêmica Honorária da Academia Pindamonhangabense de Letras (APL), ocupando a Cadeira 19H, cujo patrono é Rodrigo Marcondes Romeiro — político, jornalista, professor e produtor agrícola, reconhecido por sua relevante contribuição à história e à cultura de nossa cidade.

Fernanda Munhoz, como é conhecida, tomou posse durante a Sessão Solene da APL, realizada na noite de sexta-feira (29), no Palacete 10 de Julho, em um evento repleto de atrativos culturais e literários.

A nova acadêmica é filha de Renato Garcia Munhoz e Sílvia Maria Vieira Munhoz. Formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Universidade de Taubaté (Unitau), é pós-graduada em Comunicação Aplicada pela Faculdade Cásper Líbero e em Gestão de Projetos pela Faculdade Santa Cecília. Funcionária pública desde 2000, passou a exercer a função de diretora do Departamento de Comunicação da Prefeitura em 2018, coordenando desde então a comunicação institucional, o jornalismo público e o relacionamento com a imprensa.

Fernanda também integra a diretoria da AJOP – Associação dos Jornalistas de Pindamonhangaba – e, recentemente, recebeu o Diploma João Romeiro, a mais alta honraria concedida pela Câmara de Vereadores na área da comunicação. A homenagem reconhece os relevantes serviços prestados por Fernanda ao jornalismo e à imprensa local, reforçando a importância de seu trabalho para a comunidade pindamonhangabense.

Acadêmica durante discurso. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

“É com emoção e gratidão que recebo a honra de integrar a Academia Pindamonhangabense de Letras. Agradeço imensamente a esta Casa por abrir-me as portas e permitir que eu caminhe entre tantos nomes ilustres. Ao meu padrinho, Luís Cláudio, devo não apenas a indicação, mas também a confiança depositada em mim. À minha família, que sempre esteve ao meu lado com amor e incentivo, deixo meu mais profundo reconhecimento: sem vocês, nada disso seria possível”, declarou a nova acadêmica no início de seu discurso de posse.

Severina Companhia de Teatro. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

A sessão de agosto contou ainda com outras atividades culturais. A Severina Companhia de Teatro apresentou um fragmento do espetáculo “Onde Anda o Boi Jacá?”, resgatando a memória de um antigo personagem do carnaval de Pindamonhangaba.

Em outro momento, o professor, escritor e historiador Diego Amaro de Almeida — licenciado pela UNISAL, mestre em História pela PUC-SP, membro do Instituto Ruth Guimarães e da Academia de Letras de Lorena — foi o palestrante da noite. Ele abordou mitos e lendas, destacando a famosa história da “Loira do Banheiro”. A palestra foi um breve resumo de seu livro “A Loira do Banheiro: A Dama e o Conselheiro”, lançado em 2022. Segundo o autor, a lenda teve origem em Guaratinguetá.

Os dois momentos fizeram parte de uma homenagem da Academia Pindamonhangabense de Letras ao Mês do Folclore, celebrando a riqueza das tradições e narrativas populares no Vale do Paraíba.

Professor, escritor e historiador Diego Amaro de Almeida. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

O evento também contou com a presença da administradora e pedagoga Thaís Victória Lorena Moreira, responsável pelo Centro de Memória Barão Homem de Mello e idealizadora do Projeto de Educação Patrimonial “Pindamonhangaba – Preservando Memória”. O projeto recebe alunos da Rede Municipal de Educação, que realizam um tour pelo Palacete 10 de Julho e encerram a visita no térreo do prédio, onde está localizado o acervo do Centro de Memória. Ali, conhecem um pouco mais sobre o patrimônio histórico, cultural, ambiental e arquitetônico de Pindamonhangaba.

Thaís Victória recebeu o diploma das mãos da acadêmica Ana Maria Iadeluca, presidente do Conselho de Patrimônio Histórico. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

Também fizeram parte da noite um breve resumo sobre a Flipinda, com a entrega de certificados de agradecimento aos que contribuíram para a sua realização e a homenagem aos aniversariantes do mês. Ao encerrar mais uma sessão solene, a presidente Rosana Dalle Celidônio agradeceu a presença de todos e convidou o público a participar das próximas atividades promovidas pela APL, como o Festipoema, que segue com inscrições abertas; e os Grupos de Estudos “Guimarães Rosa” e Balthazar de Godoy Moreira.

A noite terminou com a tradicional foto dos acadêmicos e um coquetel, proporcionando um agradável momento de confraternização e bate-papo entre os presentes.

Foto-presença dos acadêmicos. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

GALERIA DE FOTOS

Botão Voltar ao topo