Caravana do Futebol Feminino Petrobras chega em São Paulo com programação gratuita

Visitantes podem experimentar jogos interativos, tecnologias de IA e criar fotos personalizadas, tudo para aproximar o público do futebol feminino

(Foto: Divulgação/FPF)

A Petrobras vai promover a popularização do futebol feminino em São Paulo. A companhia está trazendo para a cidade a Caravana do Futebol Feminino Petrobras, uma exposição itinerante que estará entre os dias 18 a 24 de agosto, na Mercado Livre Arena – Praça Charles Miller – dentro do Estádio do Pacaembu em frente ao Ginásio.

A visitação é gratuita, conta com um caminhão estilizado e diversas atividades para o público, como ativações digitais e presenciais, ações de comunicação digital e iniciativas em escolas, praças e projetos sociais.

Até dezembro de 2025, o projeto itinerante percorrerá 24 municípios, em 12 estados e no Distrito Federal, promovendo o esporte com atividades digitais e presenciais por onde passar.

A ideia é mobilizar a população para a realização da Copa do Mundo de Futebol Feminino no Brasil em 2027, propagar o futebol feminino, aproximando o público dessa modalidade e incentivando as meninas a se inserirem no esporte.

A Petrobras é líder no incentivo ao futebol feminino no Brasil. A Caravana contempla passagens pelas cidades de Duque de Caxias, Niterói, Rio de Janeiro, Macaé, Vitória, Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Brasília, onde está previsto o encerramento em dezembro. A previsão é impactar mais de 30 mil pessoas presencialmente.

Sob o lema “Com Elas, o Brasil Vai Mais Longe”, a Caravana leva ao público histórias reais sobre o futebol feminino, atividades interativas com foco no esporte.

Em cada parada haverá eventos, oficinas, jogos e encontros com jogadoras. “O futebol feminino brasileiro tem uma história riquíssima que está acontecendo agora.

A Petrobras acredita que aproximar o público do esporte e das atletas é essencial para posicionar o futebol feminino brasileiro no patamar que ele deve ocupar.

A Copa do Mundo de 2027 será, sem dúvida, um impulsionador importante, mas entendemos que a verdadeira transformação virá com a formação de uma nova geração de torcedores apaixonados, que acompanham as jogadoras e os campeonatos.

Estamos investindo nessa conexão emocional, de forma a contribuir com um destaque ainda maior da modalidade no país”, destaca Alessandra Teixeira, gerente de Patrocínios da Petrobras.

Para dar ainda mais visibilidade ao esporte, o projeto será recebido em cada cidade por atletas e influenciadoras locais.

A ideia é celebrar a diversidade e mobilizar pais, educadores, moradores e a sociedade em geral em prol da força do futebol feminino brasileiro, incentivando meninas a participarem do mundo do futebol e inspirando as que já vivem do esporte ou as que um dia sonham entrar em campo.

Um grande atrativo da Caravana do Futebol Feminino Petrobras é a estrutura tecnológica e interativa, desenvolvida pela SuperUber, empresa que mistura arte, tecnologia, arquitetura e design, oferecendo experiências imersivas e educativas para todos os públicos.

Serão desenvolvidas as seguintes atividades:

Photo Opportunity – Você com as estrelas: o público escolhe até 4 jogadoras da Seleção e cria uma foto personalizada ao lado delas para compartilhar nas redes com a hashtag #caravanadofutebolfeminino.

Cabine IA – Amiga virtual: a inteligência artificial responderá perguntas sobre a história do futebol feminino e das jogadoras brasileiras, empregando uma linguagem acessível e acolhedora.

Social Snap – Mosaico de fotos: o painel vivo exibe, em tempo real, as fotos postadas com a hashtag da campanha, estimulando o engajamento da comunidade.

Super Pong – Jogo colaborativo: é uma instalação inspirada nos videogames clássicos e no totó, onde até 8 pessoas jogam em um campo virtual utilizando controles físicos.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

Experiência Audiovisual – Histórias do futebol: são vídeos curtos e impactantes sobre momentos marcantes do futebol feminino, exibidos em uma instalação visual envolvente.

ESPORTE, CULTURA E INOVAÇÃO
A Caravana do Futebol Feminino Petrobras é uma iniciativa que une cultura e esporte, com apoio da Lei Rouanet, realizada pela D+ PROJETOS, uma produtora especializada em eventos de grande impacto, com forte atuação no universo esportivo.

Desde 2008, combina excelência em planejamento estratégico com execução de alto nível, criando experiências que conectam marcas, público e paixão pelo esporte.

Com um portfólio que inclui os FIFA Fan Fest™ em São Paulo, Recife e Rio de Janeiro, o Sorteio Oficial da Copa das Confederações 2013, e o Lançamento do Emblema da Copa do Mundo 2014 na África do Sul, a D+ é referência em projetos globais.

Nos últimos anos, assinou festivais como o AGORA (3 edições) e o recém-lançado HOCA Fest 24, reforçando sua presença no cruzamento entre esporte, cultura e inovação.

PETROBRAS: LÍDER NO INCENTIVO AO FUTEBOL FEMININO NO BRASIL
A Petrobras está ampliando seu apoio ao futebol para mulheres, para que a modalidade continue ganhando espaço dentro e fora de campo.

A companhia é líder no incentivo ao futebol feminino no Brasil. Além da Caravana do Futebol Feminino Petrobras, a companhia possui outros projetos de incentivo à modalidade, como a maior parceria já firmada na história do futebol feminino paulista e o fantasy game Cartola Feminino Petrobras.

As iniciativas da companhia contribuem para o fortalecimento da modalidade, a formação de novas atletas, a melhoria de infraestrutura e a realização de ações de conscientização contra o preconceito, promovendo o empoderamento feminino.

Esse esforço reflete a crença da Petrobras na importância de criar oportunidades e construir um futuro mais inclusivo dentro e fora dos campos.

CARAVANA DO FUTEBOL FEMININO PETROBRAS EM SÃO PAULO
Data: 18 a 24 de agosto
Local: Mercado Livre Arena – Praça Charles Miller – Pacaembu, dentro do Estádio do Pacaembu em frente ao Ginásio.
Horário: 09h às 19h. | segunda-feira a partir de 12h, domingo até às 12h
Entrada: Gratuita

Botão Voltar ao topo