Rodovias do Lote Litoral, na Baixada Santista, vão ganhar maior ciclovia do Brasil

Com 73,1 quilômetros, ciclovia será construída no trecho que liga Bertioga a Santos e passará por Itanhaém, Peruíbe e Miracatu

Rodovias do Lote Litoral, na Baixada Santista, vão ganhar maior ciclovia do Brasil
Rodovias da baixada vão receber dois trechos com ciclovias. Foto: Divulgação/CNL

Com a concessão das rodovias do Lote Litoral, que ligam o Alto Tietê ao litoral sul do estado, São Paulo terá a maior ciclovia do Brasil. Ao todo, somando os trechos, serão 73,1 quilômetros de extensão distribuídos pela Rodovia Padre Manuel da Nóbrega, a SP-055, no litoral sul de São Paulo. Os investimentos em ciclovia no Lote Litoral são de R$ 78,1 milhões.

A ciclovia da SP-055 será cerca de três vezes maior que a localizada na Marginal Pinheiros, na capital paulista, por exemplo. Nesse caso, a extensão é de 22,2 quilômetros. Ela é também maior que a maior ciclovia à beira-mar do Brasil, localizada na Praia Grande, com 22,5 quilômetros de extensão. O contrato de concessão com a Concessionária Novo Litoral (CNL) prevê que a ciclovia seja entregue nos próximos cinco anos.

Onde ficará a ciclovia?

O trecho que liga Bertioga a Santos deve receber ciclovia em toda a extensão, de cerca de 36 quilômetros, além de ser totalmente duplicado. A concessão também prevê a construção de 33 quilômetros de ciclovias na região de Itanhaém e Peruíbe. Outros quatro quilômetros serão instalados entre as cidades de Peruíbe e Miracatu.

Segurança e lazer

O secretário de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo, Rafael Benini, explica que a ciclovia prevista no projeto atende ao uso frequente de bicicletas como meio de transporte na região. “A locomoção nas cidades do litoral tem forte presença das bicicletas, mas hoje muita gente pedala na rodovia, correndo risco de acidente e morte”, diz Benini.

Com isso, o projeto busca incrementar a segurança nas estradas do litoral paulista: “Ao criar uma ciclovia contínua e iluminada, integrada às que já existem, damos segurança para que a população use a bicicleta no dia a dia sem precisar dividir espaço com os carros na rodovia”, afirma o secretário.

Além disso, os ciclistas ganham mais uma opção de trajeto com possibilidade de explorar o litoral paulista com bicicleta. A fiscalização das obras e dos investimentos previstos em contrato é feita pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

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