publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Esalq lança segunda edição de livro que reúne conquistas e reconhecimentos da comunidade acadêmica

Obra “Do Mérito à Honra” valoriza premiações e homenagens que reforçam a excelência e a história da instituição que completa 125 anos em 2026

(Foto: Divulgação)

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) acaba de lançar a segunda edição do livro Do mérito à honra – Prêmios, homenagens e indicações que preservam a história e a excelência da Esalq/USP.

A publicação, organizada pela Divisão de Comunicação da Escola, reúne registros de docentes, estudantes, servidores e egressos que, ao longo de 2024 e 2025, foram agraciados com prêmios e distinções nacionais e internacionais em suas áreas de atuação.

Com 76 páginas, a publicação traz relatos jornalísticos que foram inicialmente divulgados nos canais oficiais da Esalq e selecionados para compor esta edição por representarem a relevância institucional e o reconhecimento acadêmico originado a partir de rankings e premiações promovidas por instituições reconhecidas.

Do Mérito à Honra registra o papel da Esalq como referência em ensino, pesquisa e extensão nas áreas das Ciências Agrárias, Biológicas, Ambientais e Sociais Aplicadas.

Entre os destaques desta edição estão a nomeação da Esalq como presidente do Hub da ONU para o ODS 1 (Erradicação da Pobreza); a conquista de cinco estrelas em todos os cursos de graduação avaliados pelo Guia da Faculdade do Estadão; a liderança da USP no Ranking Universitário da Folha (RUF); além de prêmios como o Jabuti Acadêmico, o Prêmio Bunge e o Prêmio CONFAP.

A publicação ainda valoriza homenagens recebidas pela diretora da Esalq, professora Thais Vieira, que figura entre as Mulheres de Sucesso da Forbes Brasil e foi agraciada com o título de Cidadã Piracicabana.

“A expertise dos membros da comunidade esalqueana reflete diretamente nos reconhecimentos que a instituição recebe. É fundamental que essas experiências e conquistas sejam registradas e difundidas, contribuindo para a construção da memória e para a inspiração de novas gerações”, destaca a jornalista Alicia Nascimento Aguiar, idealizadora do projeto.

Com linguagem acessível e foco na valorização do conhecimento, o livro é também um instrumento de divulgação científica e institucional.

“Essa segunda edição mostra o fortalecimento de uma cultura de reconhecimento que se sustenta na qualidade do trabalho realizado na Esalq”, afirma Caio Albuquerque, chefe da Divisão de Comunicação da Esalq.

A versão digital está disponível gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP.

Botão Voltar ao topo