
O Centro Cultural de Taubaté recebe a exposição de artes “Intervalos artísticos” de Rodrigo Alcântara e Cristina Alves. A mostra conta com 24 obras que dialogam com a Pop-Art e o Surrealismo.
A mostra reúne a ousadia artística da veterana Cristina Alves com belas paisagens e a excelência técnica de Rodrigo Alcântara, que é seu ex- aluno e hoje um artista muito conceituado em Taubaté, que vem representando a Pop-Art e o primor Acadêmico.
A curadoria da mostra é do projeto Semeando Cores, da Secretaria de Cultura e Economia, coordenado pela artista plástica Margarida Founier. O público pode apreciar a exposição até 18 de agosto na Galeria Mestre Justino do Centro Cultural, que fica na Praça Coronel Vitoriano, 01, no centro de Taubaté.
A visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.
Os artistas
Rodrigo Alcântara Melo nasceu em Taubaté e desde muito cedo ele atraído pela arte. Incentivado por sua mãe do coração, Neusa Aparecida de Melo, iniciou cursos de belas artes na Escola Fego Camargo.
Além da influência de grandes artistas como Mestre Justino e Tarsila do Amaral, Rodrigo menciona a artista Cristina Alves como um divisor de águas em sua vida, nutrindo por ela grande respeito e admiração.
Em 2024, Rodrigo Alcântara homenageou o apresentador Cid Moreira e sua esposa Fátima, com um lindo retrato pintado por ele, que recebeu o depoimento emocionado de Cid Moreira em suas redes sociais, enaltecendo o primoroso talento de seu conterrâneo.
A artista Gleice de Fátima Alves Silva, conhecida artisticamente como Cristina Alves, nasceu em 16 de julho de 1960 em Resende (RJ) e veio morar em Taubaté com sua família no início da década de 70.
Trabalhou em teatro intercalando seus trabalhos com artes plásticas e a cenografia. Em 2012, seu trabalho foi escolhido para compor o acervo permanente do Museu Mazzaropi, em Taubaté. Participou de inúmeras exposições pelo estado de São Paulo, colecionando premiações e menções honrosas.