A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde, concluiu o resultado validador da terceira Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do ano, realizada em julho, com um resultado positivo.
O índice de Breteau do Aedes aegypti no município foi de 0,9, considerado satisfatório (abaixo de 1). Isso significa que, a cada 100 imóveis vistoriados, foram encontrados 0,9 recipiente com larvas do mosquito.
A ADL é uma ferramenta importante para identificar e quantificar a presença de larvas do mosquito Aedes aegypti, auxiliando no controle de arboviroses como Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. A pesquisa amostral incluiu a vistoria de 3.111 imóveis em 515 quarteirões, distribuídos aleatoriamente em cinco áreas da cidade.
Os dados da ADL revelaram que os principais locais de proliferação do mosquito são os recipientes móveis (71,4%), como vasos de plantas, pingadeiras, pratos e baldes, e os recipientes passíveis de remoção que podem ser eliminados, furados, amassados ou emborcados (14,2%), como entulhos de construção e lonas. Larvas também foram encontradas em ralos, pneus e tambores.
Ações Intensificadas
No primeiro semestre de 2025, a Prefeitura de Jacareí intensificou diversas estratégias, incluindo:
Vistorias em 163.940 imóveis;
Recolhimento de mais de 176 toneladas de materiais inservíveis;
Nebulização em 9.519 imóveis e “fumacê” em 89 bairros;
Sobrevoo de 15 mil imóveis por drone, detectando 139 possíveis criadouros e pulverizando pontos de difícil acesso;
Atendimento de 1.395 denúncias por canais oficiais.
“As ações da Prefeitura em conjunto com a população, foram essenciais para frear o avanço da Dengue na cidade! Mas, mesmo assim, não podemos deixar de nos cuidarmos e ficarmos atentos com a água parada”, reforçou a secretária de Saúde de Jacareí, Águida Fernandes.
Prevenção
Para auxiliar a população no combate à dengue, a Secretaria de Saúde reforça algumas dicas essenciais:
Tampe lixeiras, caixas d’água, cisternas e tambores;
Evite deixar plantas na água; lave os vasos e renove a água periodicamente;
Guarde potes e garrafas com a boca para baixo;
Não deixe água acumular em lajes e calhas;
Lave sempre os potes e recipientes de animais;
Coloque areia nos pratinhos de vasos de plantas;
Receba os Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde em sua casa.
A Prefeitura de Jacareí realiza ações diárias de combate à dengue, como a Operação Cata-Treco, visitas casa a casa e nebulização. Para denúncias de possíveis criadouros, entre em contato pelo 156, pelo “Zap Dengue” (12) 99159-7877, pelo Atende Bem Online ou presencialmente na Praça dos Três Poderes, nº 73, Centro.
Há também a opção do telefone 0800 016-3010.