publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Aeroporto de Congonhas em destaque no Conturesp

Reunião do Conturesp, em agosto de 2025 (Foto: Leiz Lima/Setur-SP)

A oitava reunião do ano do Conselho Estadual de Turismo de São Paulo (Conturesp) aconteceu na manhã de terça-feira (12), na sede da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP (Setur-SP), com muita receptividade por parte de seus integrantes e desta vez foi uma reunião híbrida (presencial e virtual).

Temas de relevância do setor foram apresentados e analisados durante o encontro presidido pela secretária-executiva Monica Samia, representando Roberto de Lucena, titular da Pasta; por Ana Clemente, coordenadora de Turismo e por Aristides de La Plata Cury, atual secretário-executivo do Conturesp.

Grande parte desta reunião envolveu um tema interessante e que chamou a atenção dos conselheiros: o Aeroporto de Congonhas, cuja palestra foi desenvolvida pelo seu diretor-executivo Kleber Meira. “Somos da Aena, maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo. Tem mais: trata-se do Aeroporto mais movimentado em número de passageiros, totalizando 23 milhões por ano e com mais de 45 rotas nacionais”. Meira destacou que Congonhas é o 2º maior aeroporto do Brasil em passageiros e o 1º em relevância estratégica e complexidade operacional. Disse que este aeroporto, o mais antigo do país e tombado pelo Patrimônio Histórico, agora está numa fase de remodelação e ampliação, incluindo o Terminal de Passageiros.

“A mudança já começou com investimentos de mais de R$ 150 milhões para melhorias imediatas, com ampliação e melhoria de fluxo, abrangendo iluminação, sinalização horizontal, incluindo recuperação do pavimento em pistas de táxi, mais opções de alimentação e de oferta comercial. Meira afirma que Congonhas é o 4º aeroporto mais eficiente e um dos mais pontuais do mundo.

Detalhe: os ônibus que fazem o transporte de passageiros neste Aeroporto são elétricos, com o objetivo de reduzir a emissão de carbono e a poluição sonora”.

Informou também sobre a ampliação da sala de embarque remoto e diversificação do mix comercial. Meira concluiu: “as mudanças já estão em andamento, as obras de modernização já começaram e São Paulo terá em 2028, um Aeroporto de classe mundial”.

O conselheiro Márcio Santiago, presidente da Brasil Convention & Visitors Bureau, quis saber sobre a interligação de Congonhas com uma linha do Metrô e o diretor-executivo respondeu que esta estação deverá entrar em operação em março de 2026. Luciana Derze, consultora da Invest/SP, apresentou resultados de agosto para a Sondagem para Alinhamento Estratégico Conturesp 2025. “Exibimos aqui os pontos fortes do Conturesp, na visão dos seus conselheiros; no que pode melhorar e as áreas onde as entidades têm interesse de atuação”, informou Luciana.

O conselheiro Fábio Barbosa, também integrante da Associação Nacional de Preservação Ferroviária, disse que irá participar do Salão Nacional do Turismo e o Feirão de Turismo, na Capital, de 21 a 23 de agosto, para mostrar o Turismo Ferroviário paulista, além do Roteiro do Vinho de São Roque, além do Trem do Vinho e da Cerveja.

Por sua vez, o conselheiro Luiz Del Vigna, diretor da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), falou sobre a importância do Turismo de Natureza e que de 3 a 6 de setembro acontece a 22ª edição do ABETA Summit que reúne os principais protagonistas do Ecoturismo e Turismo de Aventura do país em Caraguatatuba.

A secretária-executiva Monica Samia, antes de encerrar a reunião do Conturesp, informou como será a participação da Setur-SP no 9º Salão Nacional de Turismo juntamente com a 2ª edição do Feirão do Turismo que acontece de 21 a 23 de agosto, no Distrito Anhembi, Capital.

Este evento envolve mais de 10 mil metros quadrados em três pavilhões. “E a nossa participação abrange 400 metros² entre térreo e mezanino e teremos mais de 20 participantes em nosso estande entre Regiões Turísticas, Associações e parceiros.

O estande da Secretaria oferecerá atrações gastronômicas, com degustação na Rota do Café, Rota do Vinho e Pipoca do Zoo, além de uma parede interativa para que o público possa pintar inúmeras imagens do Turismo Paulista”, disse Monica.

Ana Clemente, coordenadora de Turismo da Pasta, complementou as informações destacando outras atrações da Secretaria durante os três dias do Salão Nacional. “Bom dizer que o Estado de São Paulo é o anfitrião deste evento e correalizador juntamente com a Prefeitura de São Paulo e o Ministério do Turismo.

Na entrada do Salão, haverá dois ícones cenográficos paulistas: a Ponte Estaiada e o Museu de Arte de São Paulo (MASP). Uma área com personagens da Mônica fará a alegria das crianças. E para todos, um Núcleo de Conhecimento estará à disposição do público com atuação de profissionais especializados da Setur-SP”, ressaltou Ana.

Botão Voltar ao topo