
O Arsenal de Guerra do Exército Brasileiro, no Rio de Janeiro, entregou 10 unidades revitalizadas do Morteiro Pesado 120 mm e produziu 10 kits de ferramental e acessórios para o Morteiro 81 mm. Com mais de dois séculos e meio de atuação, o Arsenal de Guerra do Rio é um dos principais centros de trabalho dos engenheiros militares em diversas áreas.
A revitalização dos Morteiros Pesados 120 mm (Mrt P 120 M2A1 R) envolve a desmontagem completa do armamento para inspeção e manutenção corretiva e preventiva de todas as peças e conjuntos, além da substituição dos itens atualizados. O processo padroniza os equipamentos, resultando na versão Mrt P 120 M2A1 R. Já os kits de ferramental e acessórios para o Morteiro 81 mm fornecem às organizações militares de manutenção os meios necessários para manter o armamento em condições de uso.
Durante a cerimônia, o coronel Carlos Frederico de Matos Chagas, diretor do AGR, destacou que, mesmo diante dos desafios atuais, os oficiais do QEM devem se inspirar no coronel Ricardo Franco, exemplo de altruísmo e dedicação à pátria, e responder aos desafios com determinação e resiliência. Ele ressaltou ainda que a entrega dos materiais evidencia a capacidade produtiva do Arsenal, resultado do trabalho diário de seus integrantes, mantendo a prontidão para cumprir as missões.
Arsenal de Guerra do Rio: há mais de 250 anos produzindo poder de combate ao Exército Brasileiro.