
Entre os dias 05 e 07/08, o Comando de Preparo (COMPREP) promoveu a Segunda Reunião de Aprendizado Estratégico Setorial (RAES) de 2025, em Brasília (DF). O evento, com o tema Gestão de Riscos, foi presidido pelo Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, e reuniu Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, demais Oficiais-Generais, Comandantes e Chefes de Organizações Militares (OM) da Força Aérea Brasileira (FAB).
A realização da RAES tem como foco contribuir para o alinhamento institucional e estratégico da FAB, promover debates acerca de assuntos relevantes para o preparo operacional, bem como propiciar a atualização doutrinária das unidades.
Em sua fala, o Comandante de Preparo agradeceu a presença de todos os Chefes e Comandantes e destacou a importância da RAES. “Desejo que aproveitem imensamente este encontro como um impulso para a gestão dos senhores, com foco em aprimorar a missão. Acreditem em seus trabalhos, pois toda Organização Militar olha para o Comandante como um referencial e exemplo a ser seguido. Sobremaneira, a oportunidade de fazer a diferença está em suas mãos”, pontuou.
Durante sua apresentação, o Chefe do Estado-Maior do COMPREP, Major-Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães, discorreu sobre os processos realizados pelo Órgão de Direção Setorial (ODS) e a atualização de legislações, com foco em aprimorar a eficiência dos trabalhos e procedimentos realizados nas OMs subordinadas. A programação favoreceu a troca de experiências entre os participantes, debates sobre temas inerentes ao dia a dia das OMs e apresentação de casos de sucesso de gestão.
Painel da Subordinada
De acordo com o Diretor do Instituto de Aplicações Operacionais (IAOP), Coronel Aviador Daniel Ferreira Manso, a Segunda Reunião de Aprendizado Estratégico Setorial tem um papel fundamental na FAB. “A II RAES consolida um mecanismo de governança que elimina intermediários entre as Organizações Militares subordinadas e o nível estratégico.
Essa interação direta acelera o ciclo de decisão e fornece ao COMPREP uma visão sistêmica e simultânea do Preparo Operacional, baseada em dados primários. Nesse mesmo fórum, este Comando exerce controle e direcionamento, enquanto Comandantes e Diretores apresentam o estado real de suas organizações e recebem orientações precisas.
Com os insumos apresentados, o COMPREP dispõe de subsídios para articular-se com os demais Órgãos de Direção Setorial da FAB, tanto para atender às necessidades das Organizações Militares subordinadas quanto para tratar demandas de alcance sistêmico. Esse fluxo de informações sustenta a melhoria contínua e o aprendizado organizacional, resultando em decisões mais ágeis, integradas e alinhadas às prioridades estratégicas da FAB e do Estado brasileiro”, destacou.