Literatura, dança, teatro e música estão entre as atrações da 3ª FLIPINDA. A edição 2025 da Festa Literária de Pindamonhangaba começou na quinta-feira, 7 de agosto, e segue até o dia 9, com uma programação intensa. O tema deste ano é “A palavra que abraça: literatura, memória e afeto”, tendo como autor homenageado o escritor João Anzanello Carrascoza e como patronos a Corporação Musical Euterpe, que celebra 200 anos, e o professor Elydio dos Santos Neto.
O evento literário teve início com a Academia Pindamonhangabense de Letras recebendo autoridades municipais, convidados e acadêmicos para a cerimônia de abertura realizada no Armazém da Lagoa em noite abrilhantada com apresentações do Coral Júlia San Martin Boaventura e pela banda da Corporação Musical Euterpe, que neste ano celebra 200 anos de história.

A presidente da Academia Pindamonhangabense de Letras, Rosana Dalle Leme Celidônio, falou sobre o início de mais um evento literário promovido pela APL, em parceria com a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura. Ela destacou os atrativos da programação, ressaltando a importância da participação popular para fortalecer a cena cultural da cidade, e convidou o público a prestigiar as atividades, que incluem debates, apresentações artísticas e outras atividades.

