São José: Atletas do Athlon conquistam Campeonato das Américas de Goalball

A equipe feminina do Brasil de goalball teve 3 representantes do Athlon: Jéssica Vitorino, Larissa Santos e Victória Amorim. (Foto: Divulgação/PMSJC)

O Instituto Athlon, de São José dos Campos, comemorou nesta semana o protagonismo de seus atletas na conquista dos títulos masculino e feminino do Campeonato das Américas de Goalball 2025.

A competição foi disputada entre os dias 29 de julho e 5 de agosto no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. O Brasil conquistou os dois títulos de forma invicta, com atuações marcantes dos sete atletas do Instituto Athlon convocados para a Seleção Brasileira.

No masculino, representaram o Brasil os atletas Emerson Ernesto, Paulo Saturnino, André Dantas e Alex Melo. No feminino, defenderam a equipe nacional Jéssica Vitorino, Larissa Santos e Victória Amorim. Na final, o Brasil venceu a Argentina por 7 a 1 no masculino e superou o Canadá por 6 a 2 no feminino, repetindo a dobradinha de ouro conquistada na edição anterior.

Entre os destaques das finais estiveram Emerson Ernesto, autor de gols decisivos na decisão masculina, e Jéssica Vitorino, que entrou no segundo tempo da final feminina e marcou quatro gols, sendo peça fundamental na virada brasileira. Já Victória Amorim celebrou seu retorno à Seleção com o título continental.

Com os resultados, o Brasil garantiu a hegemonia continental e confirmou sua vaga no Mundial de Goalball de 2026, que será disputado na China.

Na terça-feira (5), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou a convocação da Seleção Brasileira de Atletismo Paralímpico que representará o país no Mundial de 2025, entre os dias 27 de setembro e 5 de outubro, em Nova Délhi.

Entre os convocados, 10 nomes são ligados ao Instituto Athlon — sendo oito atletas e dois atletas-guia: Lorena Spoladore (T11); Renato Ben Hur – Atleta-guia; Jardênia Félix (T20); Thomaz Moraes (T47); Ricardo Mendonça (T37); Rayane Soares (T13); Fernanda Yara (T47); Christian Gabriel (T37); Edson Cavalcante (T37) e Wendel Silva – Atleta-guia.

A convocação teve como base critérios técnicos do CPB e as exigências da World Para Athletics (WPA). O Brasil é uma das potências mundiais da modalidade e chega ao campeonato com o objetivo de ampliar sua história de conquistas. Na última edição, em Kobe (2024), o país ficou em segundo lugar geral, com 42 medalhas.

O Instituto Athlon é parceiro da Prefeitura no desenvolvimento do paradesporto joseense.

Botão Voltar ao topo