
Em quatro anos, o serviço de teleassessoria médica implantado pelo Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence junto às Unidades Básicas de Saúde de São José dos Campos já evitou cerca de 15 mil consultas presenciais nas áreas de neurologia, neuropediatria e reumatologia, aliviando as filas de espera por especialistas e promovendo maior eficiência na rede pública de saúde.
Desde 2021, quando o serviço foi implantado, foram registradas 17.408 interações clínicas virtuais entre médicos generalistas das UBSs e especialistas do hospital, com uma taxa de resolutividade superior a 80%.
A estimativa inicial era de que até 18 mil encaminhamentos fossem feitos para especialistas nesse período, mas apenas 3.067 casos exigiram consulta presencial. O restante foi solucionado por meio da orientação direta entre os profissionais da rede, evitando o deslocamento desnecessário de pacientes e otimizando o fluxo de atendimento.
O serviço também facilitou o acesso a exames de alta complexidade, como tomografia, ressonância magnética (RNM), eletroencefalograma (EEG) e eletromiografia (ENMG), diretamente após a análise dos casos.
Além do acesso mais rápido, a iniciativa fortalece o vínculo entre os níveis de atenção, promovendo educação médica continuada por meio da troca de conhecimento entre os especialistas e os profissionais que atuam nas UBSs.
Passo inovador
Para a médica Isabelle Bezerra, que trabalha na UBS Eugênio de Melo, o serviço tem ajudado muito porque consegue fazer o diagnóstico com mais segurança.
“Conseguimos suprimir encaminhamentos presenciais para casos de baixa e média complexidade, e os de maior gravidade são priorizados. Recebemos retorno dos especialistas em até 48 horas, com condutas, exames ou prescrição definidos. Isso nos dá segurança e agilidade, além de manter o vínculo com o paciente, que retorna à UBS para o desfecho do atendimento.”
Já o médico Rodrigo William da Silva, da USF Santa Hermínia, destaca o impacto da ferramenta na integração da rede e no cuidado em tempo oportuno.
“A articulação com especialistas em neurologia e reumatologia tem sido fundamental. Com a telemedicina, conseguimos resolver questões emergenciais, vindas até mesmo das UPAs. O manejo inicial é discutido com o especialista, e já prescrevemos medicamentos e os exames necessários. Isso beneficia muito os pacientes de áreas remotas, que ganham acesso rápido, cômodo e resolutivo.”
Segundo o diretor técnico do HM, Dr. Carlos Maganha, esse modelo de teleassessoria é um passo inovador e importante para a saúde de São José dos Campos porque aumenta o acesso dos pacientes a especialistas e diminui a fila para especialidades.
“O modelo permite o atendimento na rede básica evitando a peregrinação do paciente, agiliza o desfecho e diminui a procura espontânea ao hospital. Além disso, funciona como educação continuada aos médicos da rede básica que passam a ter oportunidade de solucionar problemas de saúde especiais com ajuda de um profissional especializado”, completou.
O Hospital Municipal de São José dos Campos é uma unidade da Prefeitura de São José dos Campos gerenciada pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).