Roda de Estudos de Plantas Medicinais destaca propriedades do Funcho

O encontro reuniu cerca de 30 participantes entre profissionais da saúde, educação, agricultura, representantes da sociedade civil e estudiosos da fitoterapia

O encontro reuniu cerca de 30 participantes entre profissionais da saúde, educação, agricultura, representantes da sociedade civil e estudiosos da fitoterapia. (Foto: Divulgação)

A sede da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral de Pindamonhangaba (CATI) recebeu, na última semana, mais uma edição da Roda de Estudos de Plantas Medicinais (REP), com foco na planta Funcho (Foeniculum vulgare M.). O encontro reuniu cerca de 30 participantes entre profissionais da saúde, educação, agricultura, representantes da sociedade civil e estudiosos da fitoterapia.

Com o objetivo de valorizar o conhecimento tradicional e promover boas práticas no uso de plantas medicinais, o evento abordou a origem, características botânicas, partes utilizadas, princípios ativos e usos terapêuticos do funcho — planta conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, expectorantes e estimulantes da circulação cutânea.

Durante a roda de estudos, os participantes receberam uma monografia completa sobre a planta e uma receita de infusão com orientações para o uso seguro e eficaz em preparações caseiras.

A ação foi promovida pelo Grupo de Estudo e Trabalho Interinstitucional – GETI Fitoterapia, composto pela Associação de Plantas Medicinais Nova Essência, Prefeitura de Pindamonhangaba, APTA Regional e Casa da Agricultura de Pindamonhangaba / CATI.

Próxima edição: Babosa (Aloe vera)
A próxima Roda de Estudos será no dia 25 de agosto (segunda-feira), às 14 horas, novamente na CATI, localizada na Av. Benedito Ribeiro da Cunha, no Alto Cardoso.

O encontro abordará as propriedades medicinais da Babosa, planta amplamente utilizada na medicina popular, fortalecendo o vínculo entre ciência, tradição e políticas públicas em saúde. Os interessados não precisam se inscrever previamente — basta comparecer no local, no dia e horário marcados. A participação é gratuita e aberta ao público.

Botão Voltar ao topo