
Na última sexta-feira (1), foi celebrado o Dia Mundial do Aleitamento Materno, data que abre o Agosto Dourado, mês de incentivo à amamentação.
A cor está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno, um alimento completo, rico em nutrientes, que garante o crescimento saudável e proteção imunológica, sendo a única dieta até os 6 meses de vida. O aleitamento auxilia também no desenvolvimento cognitivo do bebê e gera maior proximidade na relação mãe e filho, o que traz benefícios sociais e psicológicos para ambos.
Apesar de natural, a amamentação pode ser desafiadora para algumas mulheres. Quem encontra dificuldades neste momento, pode contar com o Projeto Casulo, da Prefeitura de São José dos Campos.
Há mais de 30 anos, o espaço promove acolhimento e orientação para gestantes, puérperas e recém-nascidos, com um serviço de referência à população joseense.
As pacientes são acompanhadas por uma equipe multiprofissional, que inclui médicos, nutricionistas e enfermeiras especialistas em aleitamento para oferecer todo o suporte técnico e emocional, além dos cuidados com o neném.
Experiências positivas
Mamãe de primeira viagem, Vanessa Sacilotti relata que o apoio do Projeto Casulo está sendo essencial durante o pós-parto do pequeno Theodoro, que veio ao mundo no final de julho.
“Sempre usei a rede pública de saúde, que por sinal é muito boa em São José. Passo em consultas na UBS, vou até a UPA e ao Hospital Municipal quando preciso. Aliás, tive o Theodoro no HM e foi excelente. As enfermeiras de lá que me indicaram a vir para o Casulo, eu não conhecia aqui”, conta Vanessa.
Para ela, amamentar era um sonho que parecia impossível e, graças ao Casulo, foi realizado.
“Eu tinha uma vontade enorme de pegar o meu filho e prover isso pra ele. Mas foi bem difícil e eu realmente pensei que não iria conseguir, de jeito nenhum, por conta dos obstáculos e adversidades que tivemos”, contou Vanessa.
“Aqui no Casulo, me ensinaram outros métodos, com calma, paciência, sem forçar ou impor nada. Me fizeram acreditar de novo e deu tudo certo! Senti uma felicidade tremenda, foi muito bom. De coração, serei eternamente grata pelas profissionais que me ajudaram a alcançar isso”, afirmou, comovida.
O Projeto valoriza o tratamento humanizado, com escuta ativa e empatia, criando um ambiente seguro e afetivo para que as mães possam aprender, perguntar e serem ouvidas. Isso contribui diretamente para o sucesso da amamentação e o bem-estar das famílias.
“A sensação do aleitamento é maravilhosa. Saber que você está dando para o seu filho tudo o que ele precisa, ver ele feliz, se alimentando e depois dormindo de barriguinha cheia. É uma conexão incrível, não tem nada igual”, destaca Vanessa.
Sobre o Casulo
A sede do Projeto Casulo fica localizada na Rua Humaitá, 40, região central da cidade.
O agendamento é gratuito e não requer encaminhamento prévio. Basta comparecer à unidade de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, levando documento pessoal com foto e cartão SUS, ou entrar em contato pelos telefones: (12) 3913-6040 e (12) 3913-3233.
No Centro de Lactação, que fornece assistência para extração e armazenamento do leite materno, as mães recebem diversas explicações, como massagear os seios antes da mamada e a pegada correta, dicas para o retorno ao trabalho e tomam conhecimento sobre a possibilidade de serem doadoras para o Banco de Leite do Hospital Municipal.
O local ainda faz atendimento pré-natal a gestantes de risco, logística de distribuição de filtros e laudos do teste do pezinho, e é equipado com ambulatório de triagem neonatal, destinado a crianças portadores de hipotireoidismo congênito e anemia falciforme.