Viktor Gyokeres descarta ofertas e só quer o Arsenal

O goleador sueco está quase a cumprir duas semanas de greve e sempre garantiu que não se apresentaria no Sporting. Negócio poderá estar perto de uma resolução a contento de ambas as partes

O goleador sueco vai assinar um contrato com o Arsenal válido para as próximas cinco temporadas. (Foto José Lacerda)

Muito se tem falado na tão badalada novela Gyokeres. O futebolista não se apresentou ao trabalho no passado dia 11, como era sua obrigação, pois tem contrato com o clube de Alvalade até 2028, e gerou uma autêntica história novelesca com capítulos diários de algum suspense. Qual o futuro do máximo goleador em Portugal na última temporada e um dos melhores da Europa? O possante atacante nórdico só quer o Arsenal, de Londres, e mantém-se irredutível face a outras propostas. Sabe-se que o Manchester United, orientado pelo seu anterior técnico no Sporting, Rúben Amorim, mostrou a disposição de pagar perto de 80 milhões de euros pela rescisão do contrato com os leões, mas nada faz demover Gyokeres, que mantém a firme disposição de só querer jogar no Arsenal.

Enquanto a equipa liderada por Rui Borges cumpre um estágio no Algarve, onde já efetuou dois jogos de preparação – derrota com o Celtic de Galgow, da Escócia, por duas bolas a zero e vitória sobre o Sunderland, de Inglaterra por uma bola a zero – Viktor Gyokeres prossegue calmamente as férias. Depois de um período alargado de repouso no seu país natal, o sueco foi visto há dias a aproveitar o bom tempo em Maiorca, Espanha, na companhia do seu empresário. Notificado pela SAD do Sporting para se apresentar ao trabalho face ao incumprimento com a sua entidade patronal, o futebolista não deu nenhuma importância ao caso. Pelo que tem sido público, Gyokeres mostra-se furioso com o presidente Frederico Varandas por este não o autorizar a sair por uma verba de 60 milhões de euros, mais 10 milhões variáveis (bónus), alegando que o acordo para a sua saída e que lhe terá sido comunicada pelo ex-diretor desportivo Hugo Viana, que em abril deste ano passou a exercer idênticas funções no Manchester City, de Inglaterra.

Negócio está quase a ser fechado

E é aqui que reside a grande questão. Frederico Varandas não alinha nesta tese, mas sabe que, mais dia menos dia, terá de fechar o negócio, o que já não deverá demorar muito. Nem pode, sob pena do Arsenal perder o interesse no jogador e virar-se para outro lado. Se Gyokeres fosse um funcionário diferente – não futebolista -, o assunto estaria resolvido com o despedimento por justa causa. Só que o futebolista é o maior ativo do clube e o assunto tem de ser tratado com pinças para que ambas as partes fiquem satisfeitas. É evidente que Gyokeres vai jogar para o Arsenal e o clube inglês irá aproximar-se do preço exigido. Não serão os 100 milhões de euros, valor da rescisão do contrato, mas sim 80 milhões, ou seja, 70 fixos mais 10 por objetivos, o tal bónus. O problema maior tem residido nesse mesmo bónus, pois metade seria fácil de rentabilizar, enquanto o restante poderia ser mais complicado, ou mesmo impossível. Por isso mesmo Frederico Varandas mantém uma posição irredutível, mesmo tratando-se de “trocos” em função dos números envolvidos.

Contudo, segundo notícias que começaram a circular, nomeadamente através do jornalista Fabrizio Romano, especialista em transferências de futebol, o negócio com o Arsenal já estará quase concluído. Aliás, nem de outra forma pode ser, sob pena deste assunto se tornar uma autêntica anedota de contornos ridículos, ultrapassando os limites de uma animada novela de verão. Obviamente que não será pelo facto de Fabrizio colocar uma foto nas redes sociais com uma montagem de Gyokeres vestido com a camisola dos “gunners”, que o assunto está terminado. Mas a partir do momento em que haja documentação a provar que o negócio foi efetuado, o jogador poderá ser livre para assinar o tão desejado contrato com o Arsenal válido para as próximas cinco temporadas, assim como o Sporting terá de formalizar a proposta e comunicar o acordo à CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários).

Luis Suárez para o lugar do sueco

O mais recente alvo dos leões, sabendo-se que Gyokeres é carta fora do baralho, passou a ser o avançado colombiano Luis Suárez, de 27 anos, que representa o Almeria. Recentemente o jogador e a família foram vítimas da tentativa de um assalto dentro da própria habitação, mas a pronta reação de Suárez afugentou os criminosos, que conseguiram escapar e foram até perseguidos pelos vizinhos do futebolista.

As negociações com o Sporting decorrem há alguns dias, mas o clube de Alvalade terá de desembolsar 25 milhões de euros pelo passe do melhor marcador da última edição da segunda divisão de Espanha, tendo apontado 27 golos. Os leões têm aguardado pelos desenvolvimentos do caso Gyokeres, que agora se encaminha para o seu final, pelo que o seu substituto poderá estar muito perto de rumar a Alvalade.

Vaz Mendes
É jornalista, natural da cidade do Porto, Portugal. Iniciou sua carreira na Gazeta dos Desportos, tendo depois passado pelo Record, Jornal de Notícias e Comércio do Porto, jornais de referência em Portugal. Participou da cobertura de múltiplos eventos nacionais e internacionais (Futebol, Basquetebol, Andebol, Ciclismo e Hóquei em Patins). Foi coordenador redatorial do FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica). É responsável pelas redes sociais de equipes de ciclismo e dirigente desportivo em uma associação de Ciclismo. É colaborador do PortalR3, publicando textos escritos em português de Portugal.

Botão Voltar ao topo