
Sediada no Equador, a 10ª edição da Copa América Feminina começa nesta sexta-feira (12), com as donas da casa enfrentando o Uruguai na abertura do campeonato, às 21h, em Quito.
O Brasil é o maior campeão do torneio, com oito títulos conquistados. Além da seleção canarinho, apenas a Argentina venceu a competição.
Das 10 delegações presentes no Equador para a disputa do torneio, cinco contam com jogadoras que atuam no Paulistão Sicredi 2025.
A seleção brasileira tem como base jogadoras de clubes paulistas, com oito atletas convocadas. Argentina, Colômbia, Equador e Venezuela contam com uma representante cada.
O Corinthians é o clube com mais jogadoras convocadas para o torneio sul-americano.
São cinco atletas no total, sendo quatro pela seleção brasileira (Yaya, Mariza, Duda Sampaio e Jhonson) e uma pela Venezuela (Dayana Rodríguez).
O rival Palmeiras vem logo em seguida, com quatro jogadoras: Amanda Gutierres e Fê Palermo (Brasil), Joselyn Espinales (Equador) e Tapia (Colômbia).
Além das Brabas e das Palestrinas, outras três equipes do estado enviaram uma atleta cada para a competição: as brasileiras Kaká (São Paulo) e Fátima Dutra (Ferroviária), e a argentina Paulina Gramaglia (Red Bull Bragantino).
Companheiras na seleção brasileira, Duda Sampaio e Fê Palermo são as únicas representantes de clubes paulistas que já venceram a Copa América e estarão presentes nesta edição. Ambas participaram da campanha vitoriosa em 2022.
Além dos títulos com o Brasil, a meia do Corinthians também conquistou a Libertadores da América duas vezes, assim como a zagueira Mariza.
As duas levantaram a taça nas últimas duas edições do torneio continental, ao lado da volante Yaya, que integrou o elenco corintiano campeão em 2024.
A força do estado de São Paulo no futebol feminino se reflete também a nível continental, não apenas pelas jogadoras campeãs da Copa América Feminina, mas também na competição de clubes: 13 das 16 equipes campeãs da Libertadores são paulistas.
O Corinthians lidera com cinco títulos, seguido por São José (3), Santos e Ferroviária (2 cada) e Palmeiras (1).
A Copa América Feminina começa nesta sexta-feira (11), com a grande final sendo disputada no dia 2 de agosto. A estreia da seleção brasileira, comandada por Arthur Elias, será no domingo (13), às 21h, contra a Venezuela.