
O Fortaleza se tornou exemplo de organização nos últimos anos, principalmente um espelho para os times do nordeste brasileiro. Com Juan Pablo Vojvoda como treinador, o clube faz boas campanhas e, inclusive, ganha títulos.
Com projeto consolidado, a equipe chama a atenção, e as plataformas de bônus sem depósito atraem fãs de times como o Fortaleza, que conta com grande massa de torcedores.
Porém, o primeiro semestre de 2025 não foi como o esperado. O Leão do Pici não conseguiu alcançar as suas metas estabelecidas inicialmente e agora corre atrás do prejuízo.
Fortaleza falha em metas
Com cinco competições para disputar na temporada, o Fortaleza definiu as suas metas no início do ano. Porém, até então o clube falhou em duas delas e só obteve êxito em uma, o que faz o primeiro semestre não ser o esperado.
O primeiro foco era conquistar o título Estadual. Apesar de chegar à decisão, o Fortaleza perdeu para o seu maior rival, o Ceará, ficando apenas com o vice-campeonato do Campeonato Cearense, a primeira falha.
Pela Copa do Brasil, o objetivo mínimo era alcançar as quartas de final, mas o time de Juan Pablo Vojvoda foi eliminado na terceira fase diante do Retrô, nos pênaltis. Vale destacar que o Leão já entrou saltando as duas fases iniciais, por estar na Libertadores.
Em contrapartida, se tratando da Copa Libertadores, a equipe conseguiu o primeiro objetivo, que era alcançar as oitavas de finais. O desempenho não foi bom, vencendo, empatando e perdendo duas vezes, mas foi o suficiente para somar oito pontos e avançar na segunda posição. Agora, encaram o Vélez Sarsfield nas oitavas de final, com a meta estabelecida inicialmente alcançada.
Na Copa do Nordeste o objetivo é o título. Na primeira fase, o Fortaleza avançou no sufoco, com apenas nove pontos no Grupo. A equipe superou o CRB e Altos no saldo de gols e passou na última posição da chave.
Agora, aguardam um adversário para as quartas de final, com alta probabilidade de ser o Bahia, em jogo único, fora de casa.
Pelo Campeonato Brasileiro, a meta do clube é conquistar uma vaga em competições internacionais, sem especificar qual. Até o momento o desempenho é abaixo, na zona de rebaixamento com 10 pontos.
Dessa forma, imaginar uma vaga na Libertadores é um sonho distante, mas a vaga na Copa Sul-Americana é provável se o Leão melhorar, já que pode chegar até o 15º lugar, dependendo de alguns fatores.
Equipe repete início de 2024
Curiosamente, o desempenho do Fortaleza em 2025 é um espelho de 2024. Na ocasião, o clube também falhou no Campeonato Cearense, perdendo o título para o Ceará.
Já pela Copa do Brasil, o Leão entrou na primeira fase, passou por Fluminense-PI e Retrô, mas caiu diante do Vasco da Gama nos pênaltis, na terceira fase, mais uma vez o mesmo cenário.
Por outro lado, a equipe conseguiu o título da Copa do Nordeste, com triunfo sobre o CRB na final, nos pênaltis. O Leão não disputou a Libertadores, mas sim a Sul-Americana, onde chegou até as quartas de final e caiu diante do Corinthians.
Por fim, no Campeonato Brasileiro a campanha foi excelente, terminando na quarta posição geral com 68 pontos, após 19 vitórias, 11 empates e apenas oito derrotas.