
Guaratinguetá (SP) – Nesta terça-feira, 24 de junho de 2025, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), por meio do Escritório Regional de Guaratinguetá, promoveu um encontro especial com jornalistas da imprensa local e regional da Região Metropolitana do Vale do Paraíba. O objetivo foi apresentar, de forma transparente e objetiva, os resultados alcançados e as diversas iniciativas em andamento para o fortalecimento do empreendedorismo local.
O SEBRAE é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que tem como missão promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios no Brasil.
A reunião contou com a presença da gerente regional do SEBRAE Guaratinguetá, Juliana Chehouan, e da gestora de negócios, Marcela Vilela, que conduziram a apresentação institucional, destacando as ações estratégicas da entidade.
Na oportunidade, foram detalhadas as principais frentes de atuação do SEBRAE na região.
A gerente Juliana ressaltou a abrangência do trabalho do SEBRAE, os impactos positivos nas empresas atendidas — tanto no aumento da produtividade quanto nos resultados financeiros — e a gratuidade da maior parte dos serviços oferecidos. As ações visam especialmente fomentar o microempreendedorismo e criar um ambiente mais competitivo e sustentável para os pequenos negócios.
Dados do SEBRAE/FGV mostram que 86% das empresas no Brasil são pequenos negócios.

Entre os projetos apresentados, destaque para a iniciativa Conexões Empreendedoras, que promove a integração entre grandes empresas e pequenos fornecedores. Multinacionais como Gerdau (Pindamonhangaba) e Basf (Guaratinguetá) participaram da proposta, que já capacitou, apenas nessas duas empresas, cerca de 60 microempreendedores, por meio da consultoria técnica oferecida pelo SEBRAE.
Outros programas também foram abordados, como o ALI (Agente Local de Inovação), o tradicional Empretec, o PIEPEX (Programa de Internacionalização de Empresas) e as ações voltadas ao público feminino, como o SEBRAE Mulher e o SEBRAE Delas.
Juliana também destacou o programa Impulsionando Ações, voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade e para o público do sistema prisional, que são beneficiados por meio de capacitações e ações empreendedoras.
“Temos cases de indivíduos que, por cumprirem o regime semiaberto, estão empregados em empresas da região e conseguindo a ressocialização — algo tão desafiador no Brasil. Sendo assim, essas iniciativas também fomentam a questão social”, afirmou Juliana.
O evento também apresentou casos de sucesso, como o de três mulheres da Região Metropolitana do Vale premiadas pelo SEBRAE Mulher, entre elas empreendedoras de Guaratinguetá e Pindamonhangaba.
O Cidade Empreendedora é um programa do SEBRAE que visa promover o desenvolvimento socioeconômico de municípios, fortalecendo o empreendedorismo e a gestão pública local. O programa atua em diversas frentes, como desburocratização, compras públicas e empreendedorismo nas escolas, entre outras, para criar um ambiente favorável aos negócios e gerar oportunidades para a população.
“Além dessa proposta, temos um programa em que mapeamos as cidades a fim de verificarmos seu potencial turístico. A cidade de Cunha já contempla essa iniciativa”, revela a gestora de negócios, Marcela Vilela.
Além de conhecerem os projetos, os jornalistas vivenciaram um importante momento de networking entre os representantes da imprensa e o SEBRAE, reforçando os laços entre a instituição e os veículos de comunicação locais.
Por fim, Juliana destacou uma iniciativa inovadora voltada à formação empreendedora desde a educação básica. Segundo ela, 12 mil alunos foram atendidos no último ano, além de 737 professores capacitados.
“Com isso, os docentes estimulam nos estudantes o espírito intraempreendedor, preparando-os para o mercado de trabalho e para oportunidades futuras, dentro ou fora das empresas.”
O encontro reforça o compromisso do SEBRAE com a promoção do empreendedorismo e com a geração de impacto positivo na economia regional, valorizando os pequenos negócios e estimulando uma cultura empreendedora desde a base.
Sobre o SEBRAE
O Escritório Regional do SEBRAE em Guaratinguetá atende atualmente 21 municípios da Região do Vale do Paraíba e Vale Histórico. Confira a lista completa: Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Canas, Cruzeiro, Cunha, Lavrinhas, Lorena, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Queluz, Roseira, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro, Silveiras e Guaratinguetá.