publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São Sebastião recebe projeto da FLUPP voltado à valorização da carreira docente

(Foto: Divulgação/PMSS)

A reunião do Conselho Municipal de Educação (CME) de São Sebastião, realizada na sexta-feira (14/5), contou com a participação especial da Fundação Lucia e Pelerson Penido (FLUPP), representada por Silvia Magalhães, que apresentou o “Projeto Melhores Cabeças”, uma iniciativa voltada à valorização da carreira docente e à formação de futuros educadores com excelência.

A convite da secretária municipal de Educação, Marta Braz — que também atua como coordenadora técnica da Câmara Temática de Educação da Associação de Municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte (AMVALE) —, a FLUPP apresentou ao colegiado os pilares da proposta, que já é desenvolvida em municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte e visa atrair jovens talentos da rede pública do ensino médio com alto desempenho acadêmico e interesse pela docência.

Criado em 2014, o “Projeto Melhores Cabeças” oferece bolsas integrais para cursos de licenciatura ou pedagogia, bolsa-auxílio mensal e uma jornada formativa de sete anos, que inclui coaching, mentoria e encontros teórico-práticos.

O objetivo é formar educadores comprometidos com a transformação social, garantindo que atuem no território regional por pelo menos três anos após a graduação.

O programa foi muito bem acolhido pelos membros do Conselho Municipal de Educação, que reconheceram o potencial transformador da proposta e sugeriram a ampliação da divulgação nas escolas e junto à comunidade escolar do município.

As inscrições para o processo seletivo do Projeto Melhores Cabeças estão abertas até o dia 31 de julho e podem ser feitas pelo site https://pt.surveymonkey.com/r/9H76HK5.

Durante a reunião, também foi discutida como está sendo a implantação da Educação em Tempo Integral em São Sebastião.

A Seduc apresentou o Decreto nº 9.640/2025, que institui a Política Municipal de Escola em Tempo Integral, detalhando diretrizes e objetivos da iniciativa, que visa ampliar a jornada escolar e promover o desenvolvimento integral dos estudantes por meio de um currículo diversificado.

Botão Voltar ao topo