publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Medo da Rússia leva países europeus a comprarem sistemas de defesa aérea de Israel

A Alemanha lidera essa movimentação com um acordo bilionário para aquisição do sistema Arrow 3

A equipe de solo da Força Aérea Sueca aguarda enquanto os caças JAS 39 Gripen se preparam para taxiar para decolar na Base Aérea de Leeuwarden, na Holanda, durante o exercício Ramstein Flag 25.
A equipe de solo da Força Aérea Sueca aguarda enquanto os caças JAS 39 Gripen se preparam para taxiar para decolar na Base Aérea de Leeuwarden, na Holanda, durante o exercício Ramstein Flag 25. (Foto: OTAN)

Diante da crescente imprevisibilidade da Rússia, países europeus buscam em Israel soluções avançadas para seus sistemas de defesa aérea. A Alemanha lidera essa movimentação com um acordo bilionário para aquisição do sistema Arrow 3.

Outras nações europeias, como Finlândia, Eslováquia e Chipre, também fecharam negócios para garantir sistemas de defesa israelenses com diferentes alcances. O interesse pela tecnologia de defesa de Israel se intensificou após os testes em combate contra múltiplos inimigos desde outubro de 2023.

Apesar do interesse e das vendas, analistas ressaltam que a autonomia da indústria de defesa de Israel ainda depende da colaboração e aprovação dos Estados Unidos para alguns de seus principais sistemas. A guerra em Gaza também gera críticas na Europa sobre a atuação israelense.

Botão Voltar ao topo