publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José realiza 1ª Mostra de Direitos Humanos

Dança cigana de frequentadores das Casas do idoso será uma das atrações da 1ª Mostra de Direitos Humanos nesta terça (Foto: Adenir Britto/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos realiza a 1ª Mostra de Direitos Humanos nesta terça-feira (10), das 13h às 17h, no Cefe (Centro de Formação de Educadores), em Santana, na região norte.

Com o tema “Você tem direitos aonde quer que vá!” e organizado pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, o evento intersecretarias é mais uma ação em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado nesta terça.

O objetivo é apresentar os serviços oferecidos pela Prefeitura para promoção e garantia dos direitos humanos dos joseenses.

O público-alvo são moradores em situação de rua, munícipes atendidos pela assistência social e usuários de demais serviços municipais.

Estarão presentes representantes de OSCs (Organizações da Sociedade Civil) que têm parceria com a Prefeitura e autoridades do Judiciário.

Atrações

Durante o evento, será exibido vídeo sobre o acolhimento a moradores em situação de rua.

Haverá também apresentações sobre o trabalho desenvolvido pelas assessorias de políticas públicas para mulheres, idosos, pessoas com deficiência, promoção da igualdade racial e atenção e combate às drogas, além da Sala da Diversidade.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

As equipes da Arca (Abordagem Especializada de Crianças e Adolescentes em Situação de Rua), que atuam no combate ao trabalho infantil, irão fazer apresentação teatral e disponibilizar brincadeiras para as crianças, juntamente com as equipes da Rua de Lazer, da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

Entre as atrações estão, ainda, apresentações culturais de frequentadores das Casas do Idoso, com o Coral das 4 Casas e dança cigana. Já a Fundação Cultural Cassiano Ricardo exibirá um número de sapateado.

Mais segurança

Durante o evento, estarão expostas viaturas das rondas sociais para apoio e acolhimento às pessoas em situação de rua (Secretaria de Apoio Social ao Cidadão) e do programa Maria da Penha (Secretaria de Proteção ao Cidadão).

O programa Maria da Penha, instituído pela Prefeitura em 2019 e desenvolvido pela GCM (Guarda Civil Municipal, oferece atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar que possuem medidas protetivas determinadas pela Justiça. Por meio de visitas periódicas às residências, são verificados o cumprimento dessas medidas e atua para reprimir eventuais atos de violência.

Para reforçar o programa, foram implementados dispositivos de emergência, como rastreadores que, em casos de descumprimento das medidas protetivas, enviam alertas imediatos à central do CSI (Centro de Segurança e Inteligência). Nesses casos, uma equipe especializada é mobilizada rapidamente para atender à ocorrência.

A iniciativa conta com a colaboração do poder Judiciário e das secretarias de Apoio Social ao Cidadão e de Saúde. Recentemente, foi ampliada com um convênio com o Ministério Público do Estado de São Paulo.

O programa Maria da Penha já atendeu mais de 900 mulheres em situação de violência doméstica. Além disso, a atuação firme da GCM resultou na prisão de mais de 100 agressores por descumprimento de medidas protetivas, reforçando o compromisso de São José dos Campos com a proteção das mulheres e o enfrentamento à violência.

História

Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição. Incluem o direito à vida e à liberdade, liberdade de opinião e expressão e o direito ao trabalho e à educação, entre outros.

No dia 10 de dezembro de 1948, a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O documento foi elaborado entre janeiro de 1947 e dezembro de 1948. O objetivo era formar uma base para os direitos humanos em todo o mundo.

A partir de 1950, iniciou-se a comemoração, em todo o mundo, do Dia Internacional dos Direitos Humanos em 10 de dezembro.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um dos documentos mais traduzidos da história moderna e está disponível em mais de 360 línguas, o que demonstra sua importância e abrangência.

Serviço

1ª Mostra de Direitos Humanos

Data: Nesta terça-feira (10)

Horário: Das 13h às 17h

Local: Cefe (avenida Olivo Gomes, 250, em Santana, na região norte)

Botão Voltar ao topo