Jacareí Rugby vence e leva decisão por vaga na final para último jogo

Renato Costa, com a bola, em jogo do Jacareí Rugby contra o Joaca pelo Brasileiro (Foto: Ícaro Leal/Jacareí Rugby)

Viagem longa, mas retorno com vitória. Assim foi o sábado (14) do Jacareí Rugby na quarta rodada do hexagonal final do Campeonato Brasileiro. Em Florianópolis/SC, a equipe jacareiense bateu o Joaca por 27 a 10 e segue na briga por vaga na decisão.

Na última rodada, a equipe jacareiense enfrentará o SPAC em casa e depende apenas de si para garantir seu lugar na final.

Na capital catarinense, o Jacareí Rugby começou com tudo. No primeiro lance de jogo conseguiu try com Yago Miyakawa. Lucas Drudi também pontuou na sequência e os jacarés abriram 10 a 0 no placar. O Joaca conseguiu equilibrar a partida com vantagem nas formações fixas e diminuiu a diferença. Porém, antes do fim do primeiro tempo, Leonardo Soares ampliou o placar para 17 a 5 para o Jacareí.

Na segunda etapa, o Jacareí Rugby garantiu o ponto bônus ofensivo ao marcar try com João Victor Cavalcante.

O Joaca voltou a marcar try para equilibrar o segundo tempo. Foi então que os jacarés promoveram trocas importantes para oxigenar a equipe. Ao fim do jogo, o Jacareí Rugby garantiu mais um try com Lucas Drudi e deu números finais para a partida encerrada em 27 a 10.

A vitória com bonificação fez o Jacareí Rugby saltar dos oito para os 13 pontos na classificação, mantendo a terceira posição. Em outros jogos da rodada, o Pasteur bateu a Poli e chegou aos 16 pontos. Enquanto o Farrapos venceu o SPAC e embolou a competição.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Os paulistanos também estão com 16 pontos e os gaúchos chegaram aos 12. Os quatro times ainda têm chances de classificação restando uma rodada. Apenas Poli e Joaca estão eliminados.

A quinta e última rodada do hexagonal final terá o duelo entre Jacareí Rugby e SPAC no dia 21 de setembro, às 16h, em Jacareí/SP. Para chegar na decisão, os jacarés precisam vencer o duelo contra o time paulistano, de preferência, com ponto bônus.

Confira a tabela atual do Hexagonal Final do Campeonato Brasileiro 2024:
1º – SPAC/SP, com 16 pontos e 46 de saldo
2º – Pasteur/SP, com 16 pontos e 79 de saldo
3º – Jacareí/SP, com 13 pontos e 11 de saldo
4º – Farrapos/RS, com 12 pontos e 48 de saldo
5º – Poli/SP, com 5 pontos e -51 de saldo
6º – Joaca/SC, com 0 pontos e -133 de saldo

Próximas partidas das equipes do torneio:
21/09 – Jacareí/SP x SPAC/SP – em Jacareí/SP
21/09 – Pasteur/SP x Farrapos/RS – em Guarulhos/SP
21/09 – Poli/SP x Joaca/SC – em São Paulo/SP

Paulista M19 – No domingo (15), os jacarés entraram em campo contra o SPAC pela semifinal do Campeonato Paulista da categoria em Jacareí/SP. O SESI Jacareí Rugby venceu os paulistanos por 57 a 0 e fará a final da competição contra o São José.

Amistosos M16 – Ainda em Florianópolis/SC, os jacarezinhos M16 Masculino tiveram amistosos contra o Joaca e o Desterro. Contra o Joaca o duelo foi na modalidade Sevens. Já contra o Desterro, na modalidade 10-a-side. As partidas foram importantes para promover o intercâmbio entre as equipes, além de dar mais oportunidades de jogos para os jovens atletas do SESI Jacareí Rugby.

Jacareí Rugby fica com o terceiro lugar geral do Paulista de Sevens Feminino

No sábado (14), o Jacareí Rugby encerrou sua participação no Campeonato Paulista de Sevens Feminino. As jacarés jogaram a última etapa da Série Ouro na categoria adulta no Parque Ceret, em São Paulo/SP, e ficaram em sexto lugar. Com o resultado da etapa, o time jacareiense alcançou o inédito terceiro lugar na classificação geral da competição estadual.

Nesta última etapa foram três jogos com derrotas para Leoas por 22 a 10, Lenks por 17 a 15 e São José por 32 a 0. Com o revés no primeiro jogo do dia, o treinador Júlio Faria optou por rodar o elenco e garantir mais minutos para atletas que não tiveram muitas chances até o momento na temporada, visando a disputa da 2ª divisão do Super Sevens, que terá início ainda em setembro.

Com o sexto lugar na etapa, as jacarés alcançaram 52 pontos na classificação geral garantindo o terceiro lugar no estadual. A Poli ficou em segundo na etapa, mas conquistou o título do torneio ao chegar aos 71 pontos. O Leoas de Paraisópolis foi o campeão da etapa e saltou para o segundo lugar geral com 61 pontos. Vale lembrar que nas duas primeiras etapas, as jacarés foram vice-campeãs.

Agora, o Jacareí Rugby terá pela frente a disputa da 2ª divisão do Super Sevens 2024, sendo a primeira etapa da competição em Jacareí/SP nos dias 28 e 29 de setembro, no Campo do Balneário. Em dezembro, o time jacareiense também entra na disputa pelo BR Sevens.

A partida contra o Joaca, em Florianópolis/SC, teve um gosto especial para dois atletas do Jacareí Rugby. Além de celebrar uma importante vitória por 27 a 10 pelo hexagonal do Campeonato Brasileiro, Matheus Cruz comemorou os 100 jogos pelo time adulto masculino em partidas de XV. Outro que também teve o que festejar foi Renato Costa, que alcançou as 50 partidas pelo clube.

Matheus Cruz iniciou com o Jacareí Rugby nas categorias de base em 2010. Esteve presente em partidas da equipe adulta desde 2015. Foi dele o try do título do Jacareí Rugby no Campeonato Brasileiro de 2017. Desde 2022, além de atleta, Cruz também assumiu a função de treinador da equipe.

“Em nenhum momento eu imaginei que fosse alcançar o 100º jogo pelo Jacareí Rugby. A gente não espera e quando vê já completou uma das marcas mais importantes com o clube. Estou muito feliz por atingir essa quantidade de partidas, pois esse clube é minha vida e minha paixão, local onde cresci, me formei como pessoa e profissional. Ainda estou com 28 anos e espero alcançar ainda mais jogos”, disse Matheus Cruz, que também é o treinador do Jacareí Rugby.

O jogador se tornou o quarto atleta a atingir os 100 jogos pelo Jacareí Rugby. Antes dele já haviam alcançado a marca os jogadores: Luiz Gustavo Andreoti, Lucas Drudi e Felipe Silva.

Renato Costa também iniciou sua trajetória no Jacareí Rugby nas categorias de base. Em 2015, fez seus primeiros jogos pelo time adulto. No duelo contra o Joaca, tornou-se o 22º atleta a chegar aos 50 jogos oficiais pelo time adulto principal em partidas oficiais de XV.

“Em primeiro lugar, o sentimento é de alegria. Cheguei a uma marca que todos os atletas que fazem o primeiro jogo pelo clube sonham em alcançar. Em segundo, é de dever cumprido, pois conseguimos uma importante vitória aqui em Florianópolis, mesmo com a viagem longa”, explicou Renato.

Botão Voltar ao topo