SESI São José dos Campos promove Oficina de Xilogravura

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Xilogravura, que acontece no Centro Cultural SESI São José dos Campos, nos dias 27 e 28 de setembro, sexta e sábado, das 14h às 17h.

Os interessados devem fazer reserva, gratuitamente, pelo Meu Sesi, no portal sesisp.org.br. Esta atividade integra a programação da exposição J. Borges – O Mestre da Xilogravura, em cartaz no local até o dia 30 de setembro de 2024, com visitação gratuita.

A oficina será ministrada pelo artista Pablo Borges, filho de J. Borges, falecido recentemente aos 88 anos, do qual Pablo também foi aprendiz. Baseada na literatura de cordel, a arte da xilogravura retrata a cultura, as tradições e o cotidiano nordestino.

A oficina tem como foco principal a teoria inicial de como se fazer uma xilogravura, partindo do desenho e, depois, com a utilização de ferramentas como goiva, formão, faca, lixa, tinta, rolo de impressão etc. Para concluir, é feita a impressão em papel A3. Ao final da oficina, os participantes terão sua própria matriz e sua xilogravura impressa.

Pablo Borges – herdeiro do mestre J. Borges – honra o legado de desenho e dá continuidade à arte da xilogravura de seu pai e mentor. Já ministrou diversas oficinas de xilogravuras no Brasil e em países como China, França e Argentina.

A exposição J. Borges – O Mestre da Xilogravura

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

O imaginário popular do Nordeste está presente em símbolos e figuras talhadas por J. Borges (1935-2024). A exposição traz uma coletânea de 44 xilogravuras, sendo oito delas, até então, inéditas (com suas respectivas matrizes), junto a outras 28 obras importantes da carreira do artista.

Os temas retratados simbolizam a trajetória de vida do artista, considerado pelo dramaturgo Ariano Suassuna como o “melhor gravador popular do Brasil”.

A mostra traz obras de diversas fases de sua história, identificadas pelos temas: Viagem a Trabalho e Negócios, Serviços do Campo, Plantio de Algodão, Forró Nordestino, Plantio de Cana, Feira de Caruaru, Carnaval em Pernambuco e Festa dos Apaixonados.

A poesia popular também tem lugar na exposição: um espaço dedicado à literatura de cordel. Cordelista por mais de 50 anos, seus versos tratam do cotidiano do agreste, de acontecimentos políticos e de fatos lendários, folclóricos e pitorescos da vida.

A exposição traz ainda duas obras assinadas por Pablo Borges e Bacaro Borges, filhos e aprendizes do artista, além da exibição de uma cinebiografia sobre vida e obra de Borges, assinada pelo jornalista Eduardo Homem.

J. Borges foi Patrimônio Vivo de Pernambuco, título que lhe foi concedido pelo Estado. Borges expôs na França, Alemanha, Suíça, Itália, EUA, Venezuela e Cuba, deu aulas na França e nos EUA, ilustrou livros em vários países e foi destaque no The New York Times. Borges desenhava direto na madeira, equilibrando cheios e vazios com maestria, sem a produção de esboços, estudos ou rascunhos.

O título era o mote para criar o desenho, onde as narrativas próprias do cordel tinham espaço na expressiva imagem da gravura.

No processo, o fundo da matriz, talhado ao redor da figura, recebe aplicação de tinta, tendo como resultado um fundo branco e a imagem impressa em cores. As xilogravuras não apresentam uma preocupação rigorosa com perspectiva ou proporção.

Serviço

Oficina de Xilogravura

Ministrante: Pablo Borges

Quando: 27 e 28 de setembro – Sexta e sábado, às 14h.

Inscrições gratuitas: https://www.sesisp.org.br/oficina-de-xilogravura

Duração: 180 min. Indicação: maiores de 14 anos.

Exposição: J. Borges – O Mestre da Xilogravura

Temporada: 26 de abril a 30 de setembro de 2024

Horário: Quarta a domingo, das 10h às 20h

Entrada gratuita. Classificação: Livre.

Acessibilidade: obras com audiodescrição.

Agendamento de grupos e escolas: [email protected]

Centro Cultural SESI São José dos Campos

Espaço Galeria

Av. Cidade Jardim, 4389 – Bosque dos Eucaliptos. São José dos Campos/SP.

Botão Voltar ao topo