A Polícia Municipal de São Sebastião recebeu, nesta terça-feira (14), a visita do capitão Anthony Terrillon e do sargento Vinício Albino, membros da Polícia Municipal da cidade francesa de L’isle-Adam (Val-d’Oise), localizada na região da Ilha de França, próxima a Paris.
O encontro fomenta a capacitação contínua e integral de segurança entre as instituições, bem como a troca de experiências e práticas de conhecimento.
Durante a visita, o comandante André Maciel compartilhou a experiência da Polícia Municipal sebastianense, que vai completar 16 anos de atividade. Os policiais trocaram informações técnicas sobre cursos de formação, legislação, experiências do dia a dia, entre outros.
“Estamos avançando na infraestrutura policial e essa visita mostra que somos referência. Esse intercâmbio de ideias é de extrema importância para conhecermos a forma que as polícias de países desenvolvidos trabalham.
Assim, poderemos nos inspirar em tudo aquilo que dá certo no quesito segurança pública em outros países”, disse o comandante Maciel.
Os agentes da polícia de L’isle-Adam estão de férias no Brasil e decidiram realizar a visita para conhecer melhor a estrutura da Polícia Municipal sebastianense. O capitão Terrillon disse que desde o momento que pisou no município se sentiu seguro, pois viu um contingente enorme de policiais espalhados pela cidade.
“A Polícia Municipal de São Sebastião está pronta e faz um trabalho muito ostensivo. Pude notar por causa de todo o aparato estrutural e processo de treinamento relatado pelo comandante Maciel.
Conseguimos notar algumas coincidências relacionadas às ocorrências e compartilhar as nossas vivências do dia a dia de trabalho em L’isle-Adam”, completou o capitão.
Com uma carreira militar e de vigilante no Brasil, Vinício chegou ao cargo de sargento da Polícia Municipal de L’isle-Adam após participar da Legião Estrangeira, programa criado pelo Ministério da Defesa Nacional e das Forças Armadas da França.
Vinício é brasileiro e já morou na cidade de Caraguatatuba. O oficial é tradutor das falas do capitão na visita ao Brasil.
“O capitão conseguiu sentir a recepção acalorada dos brasileiros e convidou o comandante Maciel e sua comitiva para fazer uma visita à sede da polícia de L’isle-Adam. Com certeza, será uma honra apresentar a nossa força policial para a equipe de São Sebastião”, completou.