fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Escola Preparatória de Cadetes recebe alunos da turma 2024

Neste ano, mais de 400 alunos ingressaram na Escola, onde estudarão em regime de internato, combinando instruções militares e acadêmicas

Neste ano, mais de 400 alunos ingressaram na Escola, onde estudarão em regime de internato, combinando instruções militares e acadêmicas. (Foto: EsPCEx)

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) deu as boas-vindas a mais uma turma de alunos. A entrada da turma 2024 pelos portões da Escola, no sábado, 24, marca o início de mais um ciclo de formação de oficiais combatentes do Exército Brasileiro.

Os alunos da EsPCEx são selecionados anualmente em concurso público para ingresso na carreira de oficial combatente do Exército. A Escola conduz o primeiro de cinco anos da formação do oficial, preparando jovens entre 17 a 22 anos, de ambos os sexos, para ingressarem como cadetes na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), onde cursam os outros quatro anos. Ao fim dos estudos, os aprovados são declarados aspirantes-a-oficial e recebem o diploma de ensino superior militar.

Neste ano, mais de 400 alunos ingressaram na Escola, onde estudarão em regime de internato, combinando instruções militares e acadêmicas. O currículo é composto pelas disciplinas de História, Física, Química, Cálculo, Computação, Português e Inglês. Bem como Técnicas Militares e o Treinamento Físico Militar, realizado diariamente. Os alunos executam, ainda, uma série de exercícios operacionais no terreno e são avaliados quanto à disciplina e outros atributos da área afetiva.

A cerimônia de entrada pelo Portão das Armas simboliza o início da experiência militar na vida dos futuros oficiais. Como tradição, o portão foi aberto pelo Comandante da Escola e pelo aluno mais jovem, Felipe Frizzera de Moraes, egresso do Colégio Militar de Brasília. Em seguida, todos os alunos aprovados no concurso, vindos de todas as regiões do Brasil, atravessaram o Portão das Armas, ainda em trajes civis ou vestindo o uniforme de seu Colégio Militar.

Em seguida, já fardados, os jovens receberam de seus parentes e amigos a boina azul-ferrete, símbolo dos alunos e cadetes do Exército. A cerimônia de entrega da boina marca que os novos alunos foram oficialmente introduzidos aos valores e tradições que caracterizam a Escola Preparatória de Cadetes.

Ao longo da formação, esses alunos desenvolverão suas capacidades como líderes militares. Com o apoio de uma equipe de professores e instrutores de alto nível, eles desenvolverão as habilidades cognitivas, físicas e morais necessárias ao oficial do Exército Brasileiro. Ao final do ano, eles estarão aptos para ingressar na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ), onde completarão a formação militar como cadetes.

Botão Voltar ao topo