fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Como organizar uma rotina de estudos para 2024?

Preparar-se corretamente para aquilo que deseja estudar é o primeiro passo em busca dos seus objetivos e também de resultados melhores

(Foto: Freepik)

Organizar uma rotina de estudos nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente quando há uma grande quantidade de conteúdo para ser analisado. Seja na escola, no curso preparatório para vestibular, em concursos e residência, ou até mesmo por conta própria, estudar requer foco, concentração e principalmente disciplina.

Entender melhor como organizar essa rotina de estudos é essencial para que você possa cumprir os prazos necessários para entregas de trabalhos, estudar no prazo correto para provas e não deixar várias tarefas acumularem com o passar do tempo. Para isso, existem algumas técnicas que certamente irão ajudar você a estudar com mais tranquilidade.

Priorização de conteúdos

Como o próprio nome já diz, a priorização de conteúdos é uma técnica que vai te ajudar a definir suas prioridades de acordo com aquilo que merece mais atenção.

Desse modo, você poderá elencar do mais importante para o menos importante, de acordo com as atividades necessárias delimitadas por você. Desse modo, aquilo que não for de suma importância pode ser deixado em segundo plano ou até mesmo descartado.

Atente-se ao conteúdo

Quando falamos de estudar para provas, independentemente do foco desse exame, a técnica de priorização de conteúdos irá fazer com que você foque nos assuntos mais recorrentes nesse tipo de prova, evitando aqueles que certamente não irão aparecer.

Isso também pode ser interpretado para quem está tentando entrar em uma instituição específica, pois é recomendado que haja um foco maior nos temas que essa determinada instituição aborda. Na prática, a técnica visa te ajudar a priorizar esses assuntos e esquecer as temáticas que não são aplicadas nessas provas.

Analise provas antigas

Uma das formas de entender quais os conteúdos abordados por algumas instituições, além de perceber como as questões são formuladas, é realizar provas dos anos anteriores.

Procure entender o formato das questões objetivas ou dissertativas, qual o peso de cada uma, os temas de cada questão, quantas vezes determinados assuntos aparecem, separando eles em uma lista quantitativa. Desse modo, você terá uma nítida visão sobre os temas mais recorrentes e poderá estudá-los em ordem de prioridade.

Além das provas, leia os editais anteriores, para entender o peso de cada questão e a nota de corte. Assim você poderá elencar as questões pela frequência em que aparecem e também pelo peso, criando, além de uma prioridade nos estudos, uma estratégia para tirar a melhor nota possível.

Entenda sua rotina

Depois de organizar os conteúdos seguindo essa ordem de importância, é necessário também entender a sua rotina para encaixar os estudos com mais facilidade.

Caso você concilie seus estudos com outras atividades, busque horários em que possa estudar sem comprometer suas demais responsabilidades. Busque definir dentro da sua rotina horários fixos para os estudos, mesmo que esse horário possa ser estendido em dias específicos. Assim você terá mais organização para conseguir cumprir tudo aquilo que necessita.

Crie um calendário de estudos

Agora que você já organizou seus conteúdos por ordem de prioridade e entendeu a sua rotina, também é interessante criar um calendário de estudos, utilizando como base a priorização dos conteúdos e os seus horários disponíveis.

Desse modo, você saberá exatamente o tema a ser estudado naquele determinado dia e qual o tempo que você poderá se dedicar a isso, o que facilitará a sua rotina de estudos, do início ao fim.

Além dessa organização necessária, não se esqueça também da importância de descansar a mente para estar sempre disposto a estudar diariamente, ter uma boa noite de sono com o mesmo objetivo e praticar atividades físicas para mudar um pouco o foco e tirar a pressão que esses momentos acabam trazendo.

Pode não parecer, mas esses são passos essenciais que devem estar na sua rotina de estudos. Cuidar do corpo e da mente também são formas de se preparar para alcançar os objetivos.

Botão Voltar ao topo