fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Volume de chuva em São Sebastião ultrapassa o esperado para o mês de janeiro

(Foto: Divulgação/PMSS)

Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) aponta que do dia 1º a 24 de janeiro choveu 297,51 milímetros.

Esse volume é acima do previsto para todo o mês, 246,2 mm, e a média geral é de 280,1 mm. Somente na Vila Sahy, na Costa Sul, o acumulado nas últimas 72 horas foi de 85,4 mm. No município, o acumulado neste período foi de 155,3 mm.

Os pluviômetros dos bairros Paúba, Boiçucanga, Boiçucanga 2, Toque-Toque Pequeno, Cambury, Maresias, Praia das Cigarras Juquehy 2 e Morro do Abrigo registraram mais de 100 mm e chuvas em 72h.

As chuvas de ontem deixaram cinco famílias desabrigadas, três em Toque-Toque Pequeno, abrigadas na sede da Associação de Moradores de Toque-Toque Pequeno (Sapeque) e uma na Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus, em Barra do Sahy, que saiu na manhã desta quinta-feira (25).

Outra família da Vila Sahy – mãe e duas filhas – foi para casa de parentes perto da escola.

As equipes da Prefeitura ainda trabalham na limpeza das ruas atingidas pelas enxurradas desde a noite de ontem. Não há registros de ocorrências graves.

O Plano de Contingência da Defesa Civil foi acionado e todas as secretarias estão de prontidão, uma vez que ainda há previsão de chuvas para a noite desta quinta-feira e manhã de sexta-feira.

O vice-prefeito Reinaldinho Moreira acompanha a situação junto ao Centro de Operações Integradas (COI) e nas áreas mais afetadas. Ele destaca que, por conta da atual situação, o município se encontra em estado de alerta, pois há risco de escorregamento de terra e novos alagamentos.

Todas as equipes estão de prontidão e, em caso de emergência, a população pode ligar para os telefones da Defesa Civil (199), Polícia Municipal (153) e Corpo de Bombeiros (193).

Escola de Barra do Sahy segue aberta para receber moradores da região

A Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus foi aberta pela Prefeitura de São Sebastião na noite desta quarta-feira (24) como ponto de abrigo para os moradores da Barra do Sahy e Vila Sahy. Até o momento, apenas um casal com pet chegou ao local.

De acordo com o Plano de Contingência elaborado no ano passado e aplicado no simulado de evacuação de áreas de risco, foi definida a capacidade de atendimento da unidade escolar para até 60 pessoas.

Com o objetivo de facilitar o deslocamento dos moradores, a Prefeitura disponibilizou ainda um ônibus para levar as famílias até a escola. A praça dos estudantes, na entrada da Vila Sahy, é o ponto de encontro para os interessados em pegar a condução.

Prefeitura abre escola de Toque-Toque Pequeno como ponto de abrigo

Para atender as famílias que precisem de ajuda em virtude das chuvas, a Prefeitura de São Sebastião abriu a Escola Municipal Prof. João Gabriel de Santana, em Toque-Toque Pequeno, na manhã desta quinta-feira (25).

A unidade escolar de Toque-Toque Pequeno foi organizada para receber famílias do bairro que saíram das casas onde residem por risco de escorregamento de terra e passaram a noite na sede da Associação de Moradores de Toque-Toque Pequeno (Sapeque).

Esta é a segunda unidade aberta para receber desabrigados, sendo a primeira a Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus, em Barra do Sahy, que recebeu na noite de quarta-feira (24) um casal com pet e que já deixou o local pela manhã.

A Escola Municipal João Gabriel de Santana fica localizada na Rua Dr. Yojiro Takaoka, 428, e está aberta para receber as famílias que precisam de assistência da Prefeitura.

Obras de contenção permitem escoamento rápido das águas na Vila Sahy

As fortes chuvas que caíram no início da noite na Vila Sahy, Costa Sul de São Sebastião mostraram que as obras de contenção que estão em execução ajudaram no recuo das águas tão logo o volume da tempestade reduziu.

A Prefeitura de São Sebastião investe R$ 123 milhões em obras de drenagem, contenção, recuperação de talude na área mais atingida pela catástrofe do dia 19 de fevereiro de 2023.

Uma moradora da Vila usou as redes sociais para lembrar que toda vez que chovia o bairro alagava, “porém, devido às obras que estão sendo feitas, a água evacuou muito rápido, graças a Deus”, registrou.

Para garantir a segurança da comunidade, todo o Plano de Contingência da Defesa Civil foi acionado, com colocação de ônibus para retirada de moradores, abertura de escolas como abrigo, atendimento a famílias necessitadas.

Foram três em Toque-Toque Pequeno, com oito pessoas, levadas para a sede da Associação de Moradores de Toque-Toque Pequeno (Sapeque), e uma família na Vila Sahy, sendo a mãe, uma filha de 12 anos e outra de um ano e sete meses, que foram para casa de parentes.

As equipes de limpeza também já foram para as ruas para fazer a limpeza das vias e retirada de materiais carreados pelas enxurradas.

Todas as equipes estão de prontidão e , em caso de emergência, a população pode ligar para os telefones da Defesa Civil (199), Polícia Municipal (153) e Corpo de Bombeiros (193).

Botão Voltar ao topo