fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Exército provê apoio logístico a Projeto Rondon no norte de Minas Gerais

Denominada de “Onça Cabocla”, a Operação beneficia 12 municípios do norte de Minas Gerais com ações de cidadania, inclusão social e desenvolvimento sustentável

Ao todo, 252 professores e estudantes universitários foram mobilizados para as atividades. (Foto: 55º BI / Projeto Rondon)

O 55º Batalhão de Infantaria presta apoio logístico à Operação do Projeto Rondon, do Ministério da Defesa, realizada em Minas Gerais entre 12 e 27 de janeiro. Denominada de “Onça Cabocla”, a Operação beneficia 12 municípios do norte de Minas Gerais com ações de cidadania, inclusão social e desenvolvimento sustentável. Ao todo, 252 professores e estudantes universitários foram mobilizados para as atividades.

Ao longo de duas semanas, a Operação Onça Cabocla oferecerá cerca de 700 oficinas temáticas sobre cultura, educação, gastronomia, saúde e primeiros socorros. Além do apoio do Exército Brasileiro, a iniciativa conta com a colaboração de 16 instituições de ensino superior.

Os participantes foram recebidos com formatura geral, no pátio do 55º Batalhão de Infantaria, no dia 11 de janeiro. Em seguida, professores e estudantes puderam conhecer mais sobre a cultura de Montes Claros e região por meio de apresentações do Grupo Folclórico “Catopês” e do Coral do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez.

No dia seguinte, o Batalhão ofereceu uma série de oficinas militares aos integrantes do Projeto. Os rondonistas puderam exercitar a orientação no terreno por meio de carta e bússola e transpor obstáculos naturais em pista de cordas. Eles também praticaram técnicas de tiro com armamento de ar comprimido e realizaram o transporte embarcado em viatura militar. Eles ainda percorreram as instalações do quartel e conheceram diferentes materiais empregados pelo Exército. A participação em atividades de natureza militar colabora para o desenvolvimento de atributos da área afetiva, tais como coragem, determinação, responsabilidade e confiança.

Durante a Operação Onça Cabocla, o 55º Batalhão de Infantaria mantém um Centro de Operações para prover apoio logístico e acompanhar, em tempo real, a movimentação e as atividades do pessoal no terreno. O Centro de Operações funciona como uma base logística para os rondonistas, provendo alojamento e alimentação enquanto o Projeto desempenha as atividades nos municípios da região. Cada equipe também é integrada por um militar graduado, chamado de anjo, que acompanha as atividades e provê o apoio necessário ao sucesso do Projeto.

A estudante de jornalismo, Aline Brites, comentou sobre a sua experiência no quartel do Exército. “Foi muito interessante participar das atividades do 55° Batalhão de Infantaria, em Montes Claros. Todos os rondonistas foram muito bem recebidos e as oficinas permitiram que nós, civis, pudéssemos conhecer melhor a rotina de um batalhão e as inúmeras possibilidades de inserção na carreira militar.”

Projeto Rondon
O Projeto Rondon é uma ação interministerial destinada a contribuir com o desenvolvimento da cidadania entre estudantes universitários. Coordenada pelo Ministério da Defesa, o Projeto emprega soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais, com foco no fortalecimento da Soberania Nacional.

Entre 2005 e 2023, o Projeto Rondon realizou 91 operações, capacitou 25.127 professores e universitários, e formou mais de 2 milhões de multiplicadores de conhecimento, entre produtores, agentes públicos, professores e lideranças locais.

O nome do Projeto é uma homenagem ao Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958), militar e engenheiro, reconhecido por seu espírito desbravador e por seu apoio vitalício às populações indígenas brasileiras.

Botão Voltar ao topo