fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Santuário Nacional registra aumento no número de peregrinos em 2023

Concentração de público é predominante aos finais de semana e feriados

Concentração de público é predominante aos finais de semana e feriados. (Foto: Thiago Leon/Santuário Nacional)

O Santuário Nacional de Aparecida foi o destino da peregrinação religiosa de mais de 8,8 milhões de devotos em 2023. Um total de 8.843.024 de fiéis visitou a Basílica de Nossa Senhora Aparecida em algum momento entre janeiro e dezembro do último ano.

A marca indica um crescimento aproximado de 10% em relação a 2022, quando o número de visitantes foi de 8.066.690 pessoas. Os dados apontam, ainda, uma distribuição equilibrada de devotos ao longo do ano, com a presença de 42% dos peregrinos no primeiro semestre e 58% no segundo semestre.

Estatisticamente, a concentração de visitantes é maior aos fins de semana, feriados e emendas de feriados, chegando a concentrar 84% do público, enquanto os dias úteis receberam 16% na média anual. Os meses que fogem deste padrão são aqueles dedicados às férias escolares, já que em janeiro, julho e dezembro, a concentração de visitantes nos dias de semana correspondeu a 30%, 20% e 21% respectivamente.

Setembro foi o mês mais movimentado de 2023, atraindo 919 mil visitantes ao longo de seus 30 dias. A marca foi impulsionada pelo feriado de 7 de setembro, em comemoração pela Independência do Brasil, quando 48 mil pessoas visitaram Aparecida. Todavia, na soma do fim de semana prolongado, de 7 a 10 de setembro, o número chegou à marca de 276 mil pessoas reunidas na Basílica.

No entanto, o dia com a maior concentração de devotos em 2023 foi o 12 de outubro, dia da Festa da Padroeira do Brasil, com a presença de 112 mil romeiros na Basílica. Todo o período de Novena e Festa, de 3 a 12 de outubro, reuniu um total de 334 mil pessoas.

O quarto trimestre foi particularmente movimentado, impulsionado pelas festividades de outubro, os feriados de novembro e as férias de dezembro. Este período concentrou 30% de todos os visitantes do ano.

Outras datas religiosas que marcaram a fortemente a presença dos fiéis foram a Semana Santa e o Natal. Durante os dias 2 e 10 de abril, foi registrada a presença de 153 mil pessoas para a celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Já para a festa do Nascimento do Menino Jesus, a Basílica acolheu 227 mil devotos entre 23 e 31 de dezembro.

Botão Voltar ao topo