fbpx

Atleta e técnica do Basquete de Taubaté são convocadas para Seleção Paulista

(Foto: Divulgação)

A atleta Rayanne Mayara e a técnica Líria Cardoso foram convocadas à Seleção Paulista de Basquete – Sub-16 para o Campeonato Brasileiro de Base – Fase Nacional, na cidade de Anápolis, em Goiás.

A atleta Mayara quebra um tabu de mais de 30 anos que uma mulher taubateana não era convocada para a seleção paulista.

Mayara tem 16 anos, seus pais são feirantes e os irmãos praticam esportes de base. Ela joga pelo time de CFE Taubaté/IGC/EAFI/LBCP.

Foi seleção de ouro no Campeonato Metropolitano em 2022, pela Federação Paulista de Basquete e campeã brasileira dos Jogos da Juventude 2023, em Ribeirão Preto. É a segunda vez que Mayara é convocada para a seletiva com mais de cem meninas do estado e a primeira vez que ela é chamada para compor a seleção.

Sua formação no basquete começou aos 11 anos na Escola de Atletas e Formação Integral (EAFI), no Sedes, e no Instituto Gotas de Cidadania, no Ginásio da CTI, pela Secretaria de Esportes e Lazer, ambos com a professora Líria Cardoso, que além de técnica há mais de 23 anos, foi Chefe de Delegação das Seleções Paulistas Masculinas de Basquetebol e agora assume como assistente técnica da Seleção Paulista Sub-16, comandada pelo técnico Fernando de Itatiba.

Segundo a atleta, essa é uma oportunidade que veio para mostrar que meninas podem sonhar e acreditar em jogar pelo Estado de São Paulo e pelo Brasil. Ela quer ser inspiração para mais atletas e pede para que a cidade torça por ela e pela técnica, que ensinar centenas de meninas na cidade.

A técnica Líria Cardoso iniciou sua carreira com 13 anos, jogou em vários times como Taubaté, São José dos Campos, Guarulhos, Joinville e seleções catarinenses.

Ela é diretora regional da Federação Paulista de Basketball e técnica das categorias femininas de Taubaté sub-12, sub-13, sub-14 e sub-16 feminino, que tem mais de 10 conquistas entre vice-campeãs do Estado de São Paulo e vice-campeãs do Campeonato Paulista da Região 3, da Federação Paulista. Hoje, ela recebe a sua quinta convocação para compor a comissão técnica da seleção.

Os jogos já iniciaram e acontecerão entre os dias 21 a 26 de novembro, em Anápolis – Goiás.

Instituto Gotas de Cidadania
O Instituto é quem faz a gestão dos times de Basquetebol de Taubaté. Ele é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que tem como missão a democratização da prática esportiva, educação e cultura, propondo igualdade social.

Com mais de 10 anos de história já oportunizou através do esporte mais de cinco mil alunos na cidade de Taubaté e região.

Conta com apoiadores públicos, privados e profissionais competentes no desenvolvimento esportivo e social de meninas e meninos participantes, com uma participação importante em investimentos na valorização feminina.

Botão Voltar ao topo