fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Seminário em Paraibuna discute o patrimônio cultural da região

A folclorista Angela Savastano fará a palestra solene hoje à noite no seminário que acontece em Paraibuna. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Começa, nesta quarta-feira (8), em Paraibuna, o seminário “As Questões do Olhar”, que tem como foco o patrimônio cultural do Vale do Paraíba.

A folclorista do Museu do Folclore de São José dos Campos e vice-presidente do CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), Angela Savastano, fará a palestra solene, às 19h.

A organização é da Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba, representante do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) na região, em parceria com a rede Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba, Fundação Cultural Benedicto Siqueira e Silva de Paraibuna, Unitau (Universidade de Taubaté) e CDM (Centro de Documentação Musical de São José dos Campos).

A atividade conta, ainda, com apoio do CECP, instituição que faz a gestão dos projetos Museu do Folclore e Ecomuseu dos Campos de São José, entre outros. O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, localizado no Parque da Cidade, em Santana, desde 1997.

O Ecomuseu é um museu comunitário que fomenta ações de identificação e valorização dos patrimônios cultural e ambiental, em bairros das regiões leste e sudeste de São José dos Campos. A atividade ocorre desde 2015 e tem a parceria da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

O seminário terá mais dois encontros: nos dias 22 e 23 de novembro, no auditório da Unitau, e nos dias 6 e 7 de dezembro, no CDM, localizado no Parque Vicentina Aranha. Os encontros são presenciais e não necessitam de inscrição.

Programação:

Dia 8 (quarta)

18h: Apresentação musical – Moçambique São Benedito e Nossa Senhora do Rosário do Alferes Bento (Paraibuna).

18h30: Abertura – William J.G. de Oliveira (presidente da Fundação Cultural de Paraibuna) e André Bazzanella (Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba).

19h: Palestra solene – Angela Savastano (folclorista e vice-presidente do CECP).

20h: Café.

20h30: Estudo de Caso 1 – Educação Patrimonial em São Luiz do Paraitinga e Taubaté, com Rachel Duarte Abdala (Unitau).

21h30: Debate.

22h: Encerramento.

Dia 9 (quinta)

18h: Apresentação musical – Canções da Serra (Eduardo Rennó e Raquel Aranha).

18h30: Mesa 1 – O Espírito do Lugar (Benedito Assagra Ribas de Melo, Ademir Pereira dos Santos e André Luis da Silva, todos da Unitau).

20h: Café.

20h30: Estudo de Caso 2 – Plano de Preservação de Patrimônio Cultural e da Paisagem de Taubaté (Letícia Cursino e Natália Recco / Secretaria de Planejamento Urbano da Prefeitura de Taubaté).

21h30: Debate.

22h: Encerramento.

Local: Fundação Cultural de Paraibuna (Praça Monsenhor Ernesto Almirio Arantes, 64).

Botão Voltar ao topo